Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
AGENDA DA SEMANA
Congresso em Foco
27/10/2025 | Atualizado às 13:28
O Senado terá nesta semana duas votações de destaque que tocam em temas sensíveis para o país: a regularização de terras públicas em faixas de fronteira e a criação de um sistema digital para agilizar as compras do governo. As matérias serão apreciadas em sessões deliberativas na terça (28) e na quarta-feira (29).
Na terça, os senadores analisam o projeto de lei 4.497/2024, do deputado Tião Medeiros (PP-PR), que propõe novas regras para a ratificação de registros imobiliários de terras públicas situadas em faixas de fronteira, áreas de 150 quilômetros de largura ao longo das divisas do Brasil com países vizinhos.
O texto altera a Lei nº 13.178/2015, ampliando para 15 anos o prazo de confirmação obrigatória em cartório e limitando os casos de rejeição dos pedidos. A proposta pretende resolver pendências históricas envolvendo terras vendidas ou concedidas por estados quando ainda havia dúvida sobre se a área era de domínio estadual ou da União.
Segundo o relator na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senador Jaime Bagattoli (PL-RO), trata-se de uma medida para encerrar "mais de um século de insegurança jurídica" e dar segurança a produtores que adquiriram propriedades de boa-fé.
A CRA aprovou o parecer do senador na semana passada, e o plenário deve apreciar também o requerimento de urgência para acelerar a tramitação.
Além dessa proposta, a pauta de terça inclui o PL 3.436/2021, que garante atendimento fisioterapêutico a pacientes submetidas à mastectomia no Sistema Único de Saúde (SUS), e o projeto de decreto legislativo 318/2024, que ratifica o acordo previdenciário entre Brasil e Áustria, permitindo que trabalhadores somem períodos de contribuição nos dois países.
Sistema de Compras Expressas
Na quarta-feira (29), o destaque da pauta será o projeto de lei 2.133/2023, de autoria do deputado Dr. Daniel Soranz (PSD-RJ), que atualiza a Nova Lei de Licitações para instituir o Sistema de Compras Expressas (Sicx).
A ferramenta digital será integrada ao Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e funcionará como uma plataforma de comércio eletrônico do governo, voltada à aquisição de bens e serviços comuns padronizados.
O Sicx pretende reduzir custos, agilizar prazos e ampliar a concorrência, especialmente para micro e pequenas empresas. O texto define regras para fornecedores, prazos de pagamento de até 30 dias e autoriza o uso do sistema por toda a administração direta e indireta.
De acordo com o projeto, a digitalização das compras públicas deve proporcionar ganhos de escala e mais transparência nas contratações, reforçando o controle social sobre o gasto público.
A pauta de quarta inclui ainda o projeto de lei 4.712/2019, que cria o Programa Nacional de Prevenção à Depressão, e o projeto de decreto legislativo 342/2024, que aprova o acordo Brasil-Itália sobre proteção mútua de informações classificadas.
Temas
LEIA MAIS
Atualização Fiscal
Câmara avança em projeto que detalha os tributos nas notas fiscais
EMENDAS PARLAMENTARES
Dino determina divulgação midiática sobre rastreamento de emendas
Isenção Tributária
Câmara realiza audiência sobre fim do imposto de importação até US$ 50