Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Homenagem
Congresso em Foco
29/10/2025 16:29
O arcebispo dom Hélder Pessoa Câmara passará a integrar o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A inclusão foi oficializada pela Lei 15.242, sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e publicada nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União.
Nascido em 1909 em Fortaleza (CE), Dom Hélder Câmara foi bisco e arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi na capital pernambucana que veio a falecer, em 1999, aos 90 anos de idade.
O religioso se distinguiu na defesa de causas sociais e dos direitos humanos. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que teve papel importante no enfrentamento à ditadura militar no Brasil.
"Se dou pão aos pobres, todos me chamam de santo. Se mostro por que os pobres não têm pão, me chamam de comunista e subversivo", dizia o bispo de acordo com o portal Memórias da Ditadura.
Amplamente conhecido como "Dom da Paz", recebeu quatro indicações ao Prêmio Nobel da Paz e foi agraciado com inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Sua produção literária ultrapassa 20 livros publicados.
Recebeu o título de Doutor Honórios Causa no Brasil, EUA, Bélgica, Suíça, Alemanha, Holanda, Itália, Canadá e Estados Unidos. Também foi agraciado como cidadão honorário de 28 cidades brasileiras e outras duas estrangeiras, a cidade de São Nicolau, na Suíça, e Rocamadour, na França. Além disso, ganhou o Prêmio Martin Luther King, nos EUA, e o Prêmio Popular da Paz, na Noruega, que procuraram reparar a injustiça pelo fato de nunca ter ganho o Prêmio Nobel da Paz.
Livro de aço
Criado em 1992, o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria reúne, em páginas de aço, nomes e breves biografias de personalidades homenageadas. Considerado patrimônio cultural material do Brasil, o monumento pode ser visitado e manuseado pelo público. Ele está em exposição permanente no Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Temas
LEIA MAIS
DIA NACIONAL DA DEMOCRACIA
50 anos depois, morte de Vladimir Herzog é símbolo da democracia
RELAÇÕES EXTERIORES
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil
TENTATIVA DE GOLPE
Entenda em 10 pontos o recurso de Bolsonaro contra a condenação no STF