Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Bets
Congresso em Foco
4/11/2025 | Atualizado às 16:06
Durante sessão na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal desta terça-feira (4), os senadores Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Angelo Coronel (PSD-BA) divergiram sobre a tributação do setor de apostas esportivas, as chamadas bets.
Soraya criticou as reclamações das empresas em relação à carga tributária, afirmando que o setor deve se adequar às regras e contribuir de forma justa e comparou com o setor de cigarros:
"As bets, num total de 50%, juntando todos os tributos, achar que é muito e que é uma concorrência desleal... concorrência desleal há com os cigarros. O contrabando de cigarros no meu Estado, que passa pelo Mato Grosso do Sul, é algo surreal. Eles têm que se enquadrar e cobrar do governo federal que fiscalize e que haja uma concorrência leal, nesse ponto eu concordo. Agora 18% eles estão reclamando, faça-me o favor, né?"
Angelo Coronel rebateu, dizendo que a carga efetiva é ainda maior do que Soraya mencionou. "Não é só 18%, como ela falou. As bets pagam 12% de GGR, PIS/Cofins, contribuição social de 9%, Imposto de Renda de 15%, adicional de mais 10%. Dá uma carga tributária de mais de 60%, senadora", declarou.
Soraya, por sua vez, reiterou que o percentual é adequado diante do lucro do setor.
"Eu acabei de mencionar isso. Por mais que unidos a outros tributos pague 50%, que foi o que vossa excelência disse, agora o senhor aumentou para 60%, então 50% ainda é pouco. GGR a 12% é uma excrescência, 18% é pouco. 50% unindo toda a tributação é pouco. Então eu considerei o que vossa excelência disse, eu sei fazer conta."
Temas
LEIA MAIS
Câmara dos Deputados
Cabo Gilberto Silva chama PT de "partido dos traficantes" em Plenário
SEGURANÇA PÚBLICA
IMPOSTO DE RENDA
Renan desiste de mudanças para acelerar isenção do IR até R$ 5 mil
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru