Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Tarifaço
Congresso em Foco
15/11/2025 15:09
O governo de Donald Trump anunciou, na noite de sexta-feira (14), uma nova diretriz que retira uma série de produtos agrícolas da lista de itens sujeitos às tarifas recíprocas adotadas desde abril. A decisão foi formalizada em um decreto presidencial divulgado pela Casa Branca.
Segundo o comunicado oficial, serão excluídos das cobranças adicionais itens como café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, bananas, laranjas, tomates, carne bovina e alguns fertilizantes, estes últimos já tinham parte dos produtos fora do alcance das tarifas.
A medida foi apresentada como uma resposta às queixas crescentes de consumidores norte-americanos sobre o custo dos alimentos, que permanece elevado. As isenções, que passaram a ser válidas retroativamente a partir da meia-noite de quinta-feira, representam uma guinada relevante na posição de Trump, que vinha afirmando que os encargos sobre importações não tinham impacto sobre a inflação.
De acordo com a Casa Branca, o novo decreto altera "o escopo das tarifas recíprocas que ele [Donald Trump] anunciou inicialmente em 2 de abril de 2025". À época, o governo havia instituído sobretaxas amplas sobre importações de diversos países, com alíquotas que incluíam 10% para produtos brasileiros, 20% sobre mercadorias da União Europeia, 34% relativas à China e 46% para o Vietnã. Ainda não há definição oficial sobre qual será o nível final de redução.
Temas
LEIA MAIS
RELAÇÕES EXTERIORES
EUA e Brasil querem acordo provisório até o fim do mês, diz Vieira
Cidadão brasiliense
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA