Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Compliance Zero
Congresso em Foco
18/11/2025 | Atualizado às 8:45
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Compliance Zero, que tem como alvo um esquema de emissão e negociação de títulos de crédito falsos envolvendo instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional. A ação levou à prisão do banqueiro Augusto Lima, ex-sócio do Banco Master, e o tesoureiro da instituição financeira, Alberto Félix. O dono do banco, Daniel Vorcaro, também foi preso na operação.
Lima é marido da ex-deputada e ex-ministra da Secretaria de Governo da Presidência no governo Bolsonaro, Flávia Arruda (PL-DF), com quem mantém um relacionamento desde 2023.
Segundo a PF, a operação investiga fraudes que teriam movimentado grandes quantias dentro do sistema financeiro, e os investigados poderão responder por crimes contra o mercado financeiro, estelionato e falsificação de documentos.
Conforme apuração do Valor Econômico, a ação no Banco Master já se tornou a maior intervenção neste âmbito no Sistema Financeiro Nacional (SFN). A instituição teve sua liquidação extrajudicial decretada, enquanto o Master Múltiplo foi colocado em regime de administração especial temporária.
Operação Compliance Zero
A Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal, busca investigar um esquema de criação e negociação de títulos de crédito falsos envolvendo instituições do Sistema Financeiro Nacional. A ação apura a atuação de organização criminosa e práticas irregulares dentro de bancos, como gestão fraudulenta e atividades financeiras sem lastro.
A operação mobiliza equipes em diversos estados e inclui prisões, buscas e outras medidas cautelares, com o objetivo de identificar os responsáveis pelas fraudes, mensurar os impactos no sistema financeiro e prevenir a ocorrência de novos crimes no setor.