Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Fin entrega Selo de Prevenção a Fraudes a 22 instituições financeiras

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Sistema financeiro

Fin entrega Selo de Prevenção a Fraudes a 22 instituições financeiras

Edição de 2025 amplia seu alcance e passa a incluir também fintechs e instituições de pagamento.

Congresso em Foco

18/11/2025 | Atualizado às 18:32

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Confederação Nacional das Instituições Financeiras (Fin) premiou, nesta terça-feira (18), 22 organizações com o Selo de Prevenção a Fraudes, criado no ano passado para certificar instituições bancárias comprometidas com boas práticas de compliance. A edição de 2025 amplia seu alcance e passa a incluir também fintechs e instituições de pagamento.

Cássia Botelho, diretora-superintendente da Fin, enfatizou a importância de nivelamento no sistema financeiro. "Foi um processo árduo, que promoveu todo o engajamento do setor numa fórmula de antecipar toda a problemática do processo de prevenção de fraudes e golpes, e também de forma colaborativa. É muito importante que o setor caminhe junto", afirmou.

O diretor-executivo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Ivo Mósca, também frisou que a iniciativa privilegia fator de atenção aos bancos brasileiros. "A integridade dos dados e das operações dos nossos clientes é prioridade dos bancos brasileiros e a boa prática bancária é aquela que se mostra entrelaçada com a prevenção e ao enfrentamento a ilícitos financeiros, com o combate a fraudes e golpes nas transações."

Felipe Natale, representante da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), destacou que o selo estabelece parâmetros claros e elevados de conformidade e orienta o setor a aprimorar suas estruturas e processos. Para ele, a certificação "reduz vulnerabilidades, aumenta a cooperação entre as instituições e contribui diretamente para a proteção do consumidor e para a estabilidade do sistema". Natale afirmou ainda que as instituições certificadas assumiram protagonismo no enfrentamento a fraudes, investiram em melhorias contínuas e reforçaram seu compromisso público com a segurança.

Selo de Prevenção a Fraudes

Desenvolvido como um instrumento de reconhecimento a iniciativas robustas de prevenção, detecção e combate a fraudes financeiras, o selo avalia desde práticas internas de controle até ações de conscientização e alinhamento a normas legais e de autorregulação. A ideia é fortalecer a segurança do sistema financeiro por meio de padrões definidos em parceria com entidades do setor.

Para obter a certificação, a instituição deve solicitar avaliação à Fin e comprovar o cumprimento dos critérios exigidos, que incluem mecanismos de controle na abertura de contas, gestão de riscos transacionais, programas educativos e cooperação com autoridades e demais agentes no enfrentamento a fraudes.

O selo tem validade de 12 meses, que pode ser renovada após nova avaliação. A ampliação da iniciativa ocorre em meio à mudança de coordenação - antes sob responsabilidade da Febraban e agora da Fin, para abranger um espectro mais amplo de perfis atuantes no mercado financeiro.

Leia Mais

Fin amplia Selo de Prevenção a Fraudes e passa a incluir fintechs

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 113995, "viewed": [ "113995" ], "context": "{\"articlekey\":113995,\"originalarticlekey\":\"113995\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Compliance Zero

Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal

2

Operação Compliance Zero

Veja quem são os executivos do Banco Master presos pela PF

3

LINGUAGEM SIMPLES

Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público

4

DIREITOS DO CONSUMIDOR

Erika Hilton pede investigação sobre esgotamento de ingressos da F1

5

Banco Master

Polícia Federal prende Daniel Vorcaro, dono do Banco Master

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES