Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Justiça
Congresso em Foco
25/11/2025 15:00
Durante sessão realizada no Plenário do Senado Federal, o senador Humberto Costa (PT-PE) declarou que a decisão do STF, que manteve a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi tomada dentro da legalidade e respeitou todos os procedimentos de defesa.
O parlamentar fez uma analogia com o período em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve encarcerado, ressaltando que a Justiça deve atuar com imparcialidade e rigor em todas as situações.
"O que aconteceu foi um processo justo, de mais de dois anos entre a investigação e o julgamento final. Um processo legal, em que houve direito de defesa, em que houve direito de contestação de provas e argumentos do Ministério Público, um processo que está prestes a transitar em em julgado."
O senador recordou situações enfrentadas por Lula enquanto cumpria os 560 dias de pena e defendeu que a observância das decisões judiciais é essencial para a preservação do Estado de direito.
"Ninguém lembra que o presidente Lula foi impedido de acompanhar o funeral do seu irmão no período em que estava preso. O presidente Lula quase foi impedido de acompanhar o sepultamento do seu neto, foi proibido de falar no sepultamento do seu neto, foi proibido de dar entrevistas."
Além disso, o parlamentar relembrou que "Bolsonaro sempre escarneceu dos diretos humanos para presidiários" e que agora "ele passou a defender".
"Se aquele golpe tivesse dado certo, onde é que estaria o respeito aos direitos humanos? Muitos de nós teríamos sido assassinados, presos, torturados, exilados. Com toda certeza, teríamos os mandatos cassados", afirmou o parlamentar.
Durante o discurso, Humberto também enfatizou que o ex-presidente possui garantias de seus direitos humanos e que a prisão não deve ser interpretada como uma perseguição política.
Temas
LEIA MAIS
TENSÃO NO CONGRESSO
Crise política trava Congresso e pressiona governo na reta final
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta oficializa ruptura com Lindbergh após meses de incômodo