Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
28/11/2007 | Atualizado às 13:30
A pedido do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiou a votação da proposta de emenda constitucional (PEC 12/05) que faz a correspondência entre as áreas geográficas do Distrito Federal e de Brasília.
Cristovam alegou que, devido a dúvidas e até preconceitos demonstrados pelos outros parlamentares, ele pedirá a realização de audiências públicas para discutir a questão e ver se a mudança realmente possui o apoio dos habitantes do DF.
Caso a proposta seja aprovada, o território de Brasília poderá crescer em 91,9%, enquanto a sua população, em 90,5%.
De acordo com a proposição, a capital federal não se restringirá apenas ao Plano Piloto (Asa Norte e Asa Sul), mas a toda a região do DF, englobando as 29 regiões administrativas (RAs).
Segundo dados da Codeplan (empresa estatal de planejamento e estatística do Distrito Federal), a população de Brasília, que hoje está em cerca de 199 mil habitantes, pulará para mais de 2 milhões de indivíduos – ou seja, a população total do Distrito Federal. O mesmo acontecerá com o seu território. De 472 quilômetros quadrados, ele passará para 5.800 quilômetros quadrados. Leia mais (Camilla Shinoda)
Temas
CRISE ENTRE PODERES
Constitucionalistas apontam validade da derrubada do IOF por Congresso
JORNADA DE TRABALHO
Deputados do PT propõem jornada semanal de 36h sem corte de salário
LIBERDADE RELIGIOSA
Projeto na Câmara busca regulamentar gravação de cultos religiosos