Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica governo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VÍDEO

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica governo

Cronograma para apresentação do relatório e sabatina foi cancelado por tempo indeterminado.

Congresso em Foco

2/12/2025 | Atualizado às 17:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta terça-feira (2) o cancelamento do calendário de apreciação da indicação do ministro Jorge Messias à vaga aberta no STF. O cronograma original previa a apresentação do relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na quarta-feira (3), e realização da sabatina no dia 10.

O adiamento por tempo indeterminado se deu em meio à demora do Governo Federal em apresentar a mensagem presidencial que oficializa a indicação de Messias. O atraso foi interpretado por Alcolumbre como uma tentativa de ganhar tempo para o candidato construir sua base de apoio entre senadores.

Veja a fala de Alcolumbre:

Confira a íntegra do comunicado sobre o adiamento:

"Comunico às Senadoras e aos Senadores que esta Presidência, em conjunto com a Presidência da CCJ, havia estipulado os dias 3 e 10 de dezembro para a leitura do parecer, concessão de vistas coletivas, realização da sabatina e apreciação, em Plenário, da indicação feita pelo Presidente da República ao Supremo Tribunal Federal.

A definição desse calendário segue o padrão adotado em indicações anteriores e tinha como objetivo assegurar o cumprimento dessa atribuição constitucional do Senado ainda no exercício de 2025, evitando sua postergação para o próximo ano.

No entanto, após a definição das datas pelo Legislativo, o Senado foi surpreendido com a ausência do envio da mensagem escrita referente à indicação, já publicada no Diário Oficial da União e amplamente anunciada.

Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes. É uma interferência no cronograma da sabatina, prerrogativa do Poder Legislativo.

Para evitar a possível alegação de vício regimental no trâmite da indicação — diante da possibilidade de se realizar a sabatina sem o recebimento formal da mensagem —, esta Presidência e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) determinam o cancelamento do calendário apresentado.

Davi Alcolumbre"

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Congresso

LEIA MAIS

VÍDEO

PEC da Segurança Pública é "cosmética", diz Tarcísio de Freitas

Projeto de lei

Deputado propõe horários especiais para PcDs em espaços culturais

Senado

Comissão de Segurança aprova terceirização no sistema prisional

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES