Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Cooperação Internacional
Congresso em Foco
5/12/2025 13:00
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na quinta-feira (4) que os Estados Unidos devem formalizar uma proposta de cooperação com o Brasil para o combate ao crime organizado. Segundo o ministro, o embaixador interino norte-americano, Gabriel Escobar, manifestou interesse em aprofundar a colaboração e atender ao pedido do governo brasileiro para estabelecer um canal direto entre os dois países a fim de rastrear e interceptar componentes de fuzis.
Haddad explicou que o objetivo é identificar a origem, o destino e os responsáveis pela exportação dessas peças, além de verificar a ocorrência de irregularidades nos portos de embarque.
"Nós vamos informar uma autoridade competente lá que vai cuidar dos assuntos brasileiros para saber quem exportou, por que exportou, para quem exportou, se houve participação do exportador, se houve uma operação dentro do porto para colocar as peças dentro do contêiner."
O encontro foi solicitado pela embaixada norte-americana, após o envio de uma carta do governo brasileiro, resultado da interlocução entre os presidentes Lula e Donald Trump. Escobar se comprometeu a apresentar uma resposta ao governo brasileiro e demonstrou otimismo com a proposta, afirmou o ministro da Fazenda.
Haddad destacou que o Itamaraty busca criar um canal de comunicação "célere" entre os dois países, para notificar as autoridades norte-americanas sobre a chegada de contêineres com componentes de fuzis.
O ministro disse ter compartilhado detalhes das investigações brasileiras de fundos registrados nos Estados Unidos e informado que a documentação será enviada às autoridades daquele país, para evitar questionamentos jurídicos futuros.
Temas
LEIA MAIS
MINISTROS SOB PRESSÃO
Violência política
Vereador é contido após avançar contra colega em Santa Maria (RS)