Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
VÍDEO
Congresso em Foco
8/12/2025 | Atualizado às 15:41
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta segunda-feira (8), por quatro votos a três, um projeto de resolução para revogar a prisão de seu presidente, o deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), afastado pelo ministro Alexandre de Moraes em inquérito que investiga o parlamentar por envolvimento com o Comando Vermelho.
Veja a conclusão da votação:
Os votos contrários foram de Carlos Minc (PSB), Elika Takimoto (PT) e Luiz Paulo (PSD). O presidente da comissão, Rodrigo Amorim (União), foi um dos que votaram favoravelmente à soltura, acompanhado por Alexandre Knoploch (PL), Fred Pacheco (PMN) e Chico Machado (Solidariedade). O texto segue para votação em plenário.
Rodrigo Bacellar foi preso na última quarta-feira (3), suspeito de ter informado o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias sobre um mandado de prisão em seu nome. O parlamentar, que também está preso, responde por tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e comércio de armas para o Comando Vermelho.
A PF afirma que Bacellar teria também orientado a remoção de objetos da casa de TH, caracterizando participação direta na tentativa de obstruir a ação policial.
As apurações apontam, ainda, que TH Joias mantinha relações estreitas com a cúpula do Comando Vermelho (CV), inclusive com líderes conhecidos como Doca/Urso e Pezão, e que utilizava o mandato para intermediar armas, dificultar operações e lavar dinheiro da facção.
A votação estava originalmente marcada para acontecer na sexta-feira (5), mas Amorim optou pelo adiamento.
Temas
Voto Restrito