Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Votação decisiva
Congresso em Foco
9/12/2025 14:23
A Câmara dos Deputados marcou para esta quarta-feira (10) a deliberação em plenário sobre o pedido de cassação do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). A iniciativa partiu do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que decidiu priorizar a análise do caso apresentado pelo Conselho de Ética.
Processos envolvendo Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) também estão na fila.
O processo contra Braga foi oficializado em abril, quando o Conselho de Ética da Casa aprovou, por 13 votos a 5, o parecer que recomendava a perda de mandato do parlamentar por quebra de decoro.
A acusação contra o psolista foi apresentada pelo partido Novo. O processo sustenta que, em abril de 2024, durante um debate sobre a regulamentação dos motoristas de aplicativo, o parlamentar teria usado força física, empurrões e chutes, para retirar do prédio da Câmara o ativista Gabriel Costenaro, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL).
Protesto e greve de fome
Após o resultado do parecer, também em abril, o deputado federal comunicou que iniciaria uma greve de fome em reação ao andamento do processo que pode levar à cassação de seu mandato no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
Na ocasião, o parlamentar reforçou que a iniciativa partia exclusivamente dele: "A decisão que vou tomar agora é de minha inteira responsabilidade. Não foi dividida com absolutamente ninguém", afirmou. Em seguida, acrescentou: "Inclusive, o faço com a firmeza e a tranquilidade de que é o que tem que ser feito nesse momento".
Glauber Braga anuncia greve de fome em protesto contra cassação
Conselho de Ética aprova parecer pela cassação de Glauber Braga
Advogados saem em defesa de Glauber Braga; veja nota na íntegra
Glauber Braga encerra greve de fome contra parecer pela cassação
CCJ analisa recurso de Glauber contra cassação no Conselho de Ética
Pronunciamento
Após a informação de que sua cassação será votada em plenário, Glauber Braga divulgou um vídeo nas redes sociais em que reafirmou que continuará reagindo ao processo.
"Acabo de receber a notícia de que o Hugo Motta avisou na reunião do Colégio de Líderes que vai colocar a votação da minha cassação no plenário da Câmara dos Deputados amanhã. Eu não vou recuar. Eu não vou deixar de denunciar o orçamento secreto."
O psolista ainda agradeceu as manifestações de apoio e insistiu que seguirá resistindo.
Temas
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO
TERRAS INDÍGENAS