Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CCJ derruba parecer do relator e decide manter cassação de Zambelli

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara dos Deputados

CCJ derruba parecer do relator e decide manter cassação de Zambelli

Por 32 a 27, comissão rejeita relatório que livrava a deputada, presa na Itália; decisão agora será definida pelo Plenário.

Congresso em Foco

10/12/2025 16:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira (10), por 32 votos a 27 e duas abstenções, o parecer do relator Diego Garcia (Republicanos-PB) no processo de cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Garcia defendia a manutenção do mandato da parlamentar, que está presa na Itália. Com o resultado, a CCJ decidiu pela perda do mandato, e o caso segue agora para análise do Plenário.

No parecer, o relator alegou ausência de provas contra a deputada. "Eu acessei os autos, acessei o inquérito e posso afirmar: não há provas contra a deputada", disse. Ele argumentou ainda que a cassação poderia abrir precedente para afastamentos com base em decisões judiciais e criticou o risco de a Câmara se tornar "mera carimbadora de decisão judicial".

Carla Zambelli.

Carla Zambelli.Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O processo examina o envolvimento de Zambelli na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), caso pelo qual ela foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e à perda do mandato, decisão já transitada em julgado. Embora o STF tenha determinado a execução imediata da decisão, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou o caso ao rito interno da Casa, submetendo-o à CCJ.

Zambelli está presa em Roma desde julho, aguardando decisão da Justiça italiana sobre o pedido de extradição. O Ministério Público italiano já emitiu parecer favorável ao retorno da parlamentar ao Brasil.

Além da condenação por envolvimento no ataque ao CNJ, Zambelli foi sentenciada em agosto a 5 anos e 3 meses por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, após perseguir um homem armado nas ruas de São Paulo em 2022. A pena, embora inferior a oito anos, o que permitiria regime semiaberto, não impediu sua detenção na Itália, onde a Justiça considerou haver risco de fuga.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 114744, "viewed": [ "114744" ], "context": "{\"articlekey\":114744,\"originalarticlekey\":\"114744\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Relator apresenta parecer da PEC da Segurança Pública; veja o que muda

2

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

Nova CNH: governo lança app com curso teórico gratuito

3

Energia Elétrica

Comissão aprova inclusão de prossumidores nos conselhos de energia

4

TENTATIVA DE GOLPE

Câmara aprova redução de pena para Bolsonaro e outros condenados

5

redução de penas

Veja como cada deputado votou no PL da Dosimetria

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES