Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Imóveis públicos ociosos poderão ser destinados a ações sociais

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Imóveis Ociosos

Imóveis públicos ociosos poderão ser destinados a ações sociais

Projeto de Lei aprovado pela CCJ permite que imóveis públicos sem uso sejam destinados a serviços sociais, como saúde e educação, em todo o país.

Congresso em Foco

11/12/2025 18:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Propriedades públicas atualmente sem uso poderão ser destinadas a finalidades sociais em áreas urbanas de todo o país. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na quarta-feira (10), o projeto de lei 3.758/2024, que permite a utilização gratuita de imóveis ociosos do Fundo do Regime Geral de Previdência Social para iniciativas de interesse público.

A proposta, de autoria do deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB), recebeu parecer favorável do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), cuja leitura foi feita pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE). O texto segue agora ao Plenário, com pedido de urgência. O projeto altera a Lei 13.240/2015 para simplificar a cessão de imóveis administrados pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Segundo a proposta, cerca de 1,2 mil imóveis ociosos ganharão novo uso.

Segundo a proposta, cerca de 1,2 mil imóveis ociosos ganharão novo uso. Paulo Carneiro/Ato Press/Folhapress

Pelo texto, os bens poderão ser destinados a serviços de saúde, educação, cultura, assistência social, moradia, preservação ambiental e ações de enfrentamento às mudanças climáticas. A proposta também contempla áreas ocupadas por famílias de baixa renda e imóveis já utilizados por órgãos federais. Além disso, autoriza o uso de parte desse patrimônio como investimento em fundos públicos, desde que respeitadas as normas vigentes.

Quando não houver valor comercial ou interesse na venda ou locação dos imóveis, a SPU poderá transferi-los diretamente a estados e municípios para fins sociais, sem compensação financeira à Previdência. O projeto ainda determina que o INSS identifique seus imóveis operacionais e ociosos, transferindo à SPU a gestão daqueles que estiverem sem uso.

A expectativa é que a medida facilite a destinação de cerca de 1,2 mil imóveis urbanos atualmente ociosos, segundo o autor da proposta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Senado Congresso

LEIA MAIS

Mudanças nas penas

CCJ do Senado marca análise do PL da Dosimetria para quarta-feira

Educação Prioritária

Educação é prioridade para o futuro do Brasil, afirma Hugo Motta

Direitos Humanos

CDH aprova projeto que inclui motivação por preconceito no B.O.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES