Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Câmara dos Deputados
Congresso em Foco
12/12/2025 13:47
A sessão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados foi suspensa nesta sexta-feira (12) após o advogado designado pela Casa à defesa de Marcos Pollon (PL-MS) se declarar impedido de prosseguir na defesa. No encontro, eram ouvidos deputados e testemunhas sobre a ocupação da Mesa Diretora em agosto deste ano, pela qual Pollon é investigado.
O encerramento foi determinado pelo presidente do colegiado, Delegado Marcelo Freitas (União-MG), que agendou nova sessão para a próxima terça-feira (16).
"Nós compreendemos que a comissão ficou diante de uma situação intransponível a partir do momento em que o advogado dativo nomeado se manifestou publicamente que não tinha condição de prosseguir com a defesa de Pollon, tendo em vista que essa situação pode ofender não só as prerrogativas do representado, mas também as prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, o nosso entendimento é consolidado no sentido de buscar respeitar ao máximo as garantias."
Clebson Gean da Silva havia assumido o cargo quando o advogado contratado por Pollon desistiu da defesa na tarde da quinta-feira (12). Com a continuidade das oitivas marcada para hoje, um advogado ad hoc, que fica à disposição do colegiado caso haja necessidade de assumir temporariamente a parte que aparecer sem defesa, foi nomeado.
A ausência de Pollon na sessão, motivada por um atestado de nove dias, corroborou com os pedidos de deputados de oposição, como Marcel van Hattem (Novo-RS) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO), para o fim da reunião.
Antes do Conselho realizar pausa de uma hora para almoço, Silva havia afirmado que recebeu ameaças de Pollon, que o pediu para cancelar a representação. "O deputado ligou me ameaçando de representação. No exercício do serviço público da função de advogado da Casa, não vou ficar submetido a uma ameaça desse jaiz", disse.
Temas
LEIA MAIS
Conselho de Ética
Advogado de Pollon abre mão da defesa após ameaças do deputado
Câmara dos Deputados