Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
MINISTÉRIO PÚBLICO
Congresso em Foco
16/12/2025 9:42
Nesta segunda-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou a recondução de Paulo Gonet ao comando da Procuradoria-Geral da República. A nomeação, já registrada no Diário Oficial da União na semana anterior, assegura ao procurador mais um biênio à frente do órgão máximo do Ministério Público Federal (MPF).
Gonet ocupa o comando da PGR desde dezembro de 2023. Nesse cargo, foi responsável por recomendar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a declaração da inegibilidade de Jair Bolsonaro. Além disso, foi reponsável por apresentar a denúncia contra os acusados de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2023.
Ao comentar a decisão, Lula ressaltou a necessidade de que o país seja conduzido com seriedade, coragem e compromisso com a verdade. Defendeu, ainda, investigações bem conduzidas, denúncias fundamentadas e autonomia para agir sem receio.
A recondução foi aprovada pelo Senado em novembro, com 45 votos favoráveis e 26 contrários. O número superou por apenas quatro votos o mínimo exigido, que era de 41. Desde a redemocratização, em 1988, foi o resultado com a menor margem de aprovação para o cargo de procurador-geral da República.
Tags
Temas
INDÚSTRIA REDPILL
Erika Hilton propõe proibir monetização de conteúdo misógino
PL da Dosimetria
Otto Alencar: PL da Dosimetria "não tem chance" de passar na CCJ