Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Câmara dos Deputados
Congresso em Foco
18/12/2025 16:55
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicano-PB), usou as redes sociais para anunciar que a Casa enviou uma indicação ao Ministério de Minas e Energia para que haja uma intervenção no contrato com a empresa Enel.
Segundo Motta, a decisão foi tomada em contato com os deputados Baleia Rossi (MDB-SP) e Jonas Donizette (PSB-SP), representantes da Bancada Paulista da Câmara. O presidente da Câmara reiterou que o envio atende a uma solicitação do grupo, "que cobrou um posicionamento da Casa em relação à má prestação do serviço de energia em São Paulo".
"A maior cidade do país e sua população não podem continuar sofrendo com este descaso", escreveu Motta.
Apagão
Desde terça-feira (9), a região metropolitana de São Paulo enfrenta queda de energia causada principalmente por ventos intensos, associados à passagem de um ciclone extratropical pelo estado. O temporal derrubou centenas de árvores e danificou trechos inteiros da rede elétrica operada pela Enel. Cerca de 2,2 milhões de imóveis ficaram sem luz na Grande São Paulo.
A Defesa Civil e a prefeitura contabilizaram mais de 300 árvores caídas apenas na capital, muitas delas sobre fiações. Em vários bairros, a queda de galhos e troncos bloqueou ruas inteiras, o que complicou o acesso das equipes de reparo.
Após reunião na terça-feira (16), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), solicitaram a extinção do contrato com a Enel.
Tentativa de golpe
Líderes da Câmara acionam STF contra aprovação do PL da Dosimetria