Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Uma invasão na Venezuela seria uma catástrofe humanitária", diz Lula

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

RELAÇÕES EXTERIORES

"Uma invasão na Venezuela seria uma catástrofe humanitária", diz Lula

Em reunião do Mercosul, Lula criticou escalada militar dos Estados Unidos no litoral da Venezuela e alertou para risco de crise humanitária.

Congresso em Foco

20/12/2025 11:31

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em seu discurso na Cúpula do Mercosul neste sábado, o presidente Lula comentou sobre a escalada do atrito entre os Estados Unidos e a Venezuela, que se encontra em bloqueio naval. De acordo com o chefe de governo brasileiro, uma invasão continental resultaria em uma nova crise humanitária, podendo surtir efeitos para além da América do Sul.

"Passadas mais de quatro décadas desde a Guerra das Malvinas, o continente sul-americano volta a ser assombrado pela presença militar de uma potência extrarregional. Os limites do direito internacional estão sendo testados. Uma intervenção armada na Venezuela seria uma catástrofe humanitária para o hemisfério e um precedente perigoso para o mundo", declarou Lula.

Presidente relembrou os 50 anos da operação americana que promoveu regimes ditatoriais na América do Sul.

Presidente relembrou os 50 anos da operação americana que promoveu regimes ditatoriais na América do Sul.Marcelo Camargo/Agência Brasil

O discurso foi proferido menos de uma semana após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinar a apreensão de petroleiros clandestinos que saem de portos venezuelanos. Lula vem tentando intermediar uma solução pacífica entre os dois países desde o início das operações navais americanas no Mar das Antilhas e no Caribe.

8 de janeiro

Sem citar nomes, Lula também comentou sobre a conclusão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e envolvimento nos ataques às sedes dos três poderes em 8 de janeiro de 2023.

"A força dos regimes democráticos também vem sendo colocada à prova. A democracia brasileira sobreviveu ao mais duro atentado sofrido desde o fim da ditadura. Os culpados pela tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 foram investigados, julgados e condenados conforme o devido processo legal. Pela primeira vez na sua história, o Brasil acertou as contas com o passado", disse.

Lula aproveitou para relembrar dos 50 anos da Operação Condor, movida pelo governo americano na segunda metade do século XX para promover ditaduras militares contra o continente. "Se regimes ditatoriais se articularam para perseguir seus cidadãos, cabe aos governos democraticamente eleitos trabalhar juntos para garantir a todos uma vida melhor, com base na promoção e na proteção dos direitos humanos. Mesmo que alguns se mostrem saudosos de antigos ditadores, devemos insistir em caminhar para frente, nunca para trás".

Este foi o último discurso de Lula, em seu atual mandato, como presidente do Mercosul. O bloco é gerido em esquema de revezamento, passando em 2026 à chefia do presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Venezuela Donald Trump Mercosul estados unidos Lula

Temas

Relações Exteriores Mundo Governo

LEIA MAIS

VÍDEO

Prefeito de Marabá acusa Lula de perseguição a Zezé di Camargo

ELEIÇÕES

Direita tem cenário "sem definição" para 2026, diz Hugo Motta

TROCA ESTRATÉGICA

Em gesto a Motta e ao União, Lula nomeia Gustavo Feliciano no Turismo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Investigação

PF pede novo depoimento de Bolsonaro após encontrar cofres no Alvorada

2

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Hugo Motta determina cassação de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

3

OPERAÇÃO GALHO FRACO

PF apreende R$ 430 mil em dinheiro no flat de Sóstenes; veja vídeo

4

Câmara dos Deputados

Fim da escala 6x1 será votada no início de 2026, prevê Hugo Motta

5

Judiciário

STF envia lista tríplice para vaga de ministro substituto do TSE

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES