Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Compliance
Congresso em Foco
9/1/2026 9:42
Ao reconhecer a liquidação do Banco Master, o juiz do Tribunal de Falências do Distrito Sul da Flórida Scott M. Grossman determinou o bloqueio de recursos que a instituição possui nos Estados Unidos. A decisão foi oficializada na quinta-feira (8) a pedido da EFB Regimes Especiais de Empresas, nomeada pelo Banco Central para liquidar o Master.
Com a medida, Grossman proibiu que qualquer pessoa ou entidade local inicie ação relacionada aos ativos, direitos, obrigações ou passivos da instituição financeira e suspendeu a execução de ordens judiciais contra os bens do Master alocados nos Estados Unidos.
O juiz autorizou ainda que a empresa responsável pela liquidação colha oitivas, recolha provas ou solicite informações sobre os recursos financeiros do Master.
Outras três empresas controladas pelo grupo estão submetidas à decisão: Banco LetsBank S.A., Banco Master de Investimento S.A. e Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários.
Resistência
A defesa do dono da instituição financeira, Daniel Vorcaro, havia protestado na Justiça norte-americana contra a liquidação, mas não obteve sucesso na ação judicial. A contestação se baseou na inspeção solicitada pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus, no Banco Central.
Na segunda-feira (5), o ministro sinalizou a possibilidade de impedir a venda de bens do Master na liquidação para impedir atos "potencialmente irreversíveis".
Temas
LEIA MAIS