Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Redes sociais
Congresso em Foco
13/1/2026 14:44
A repercussão de vídeos e imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caminhando sem camisa em uma praia do Rio de Janeiro provocou reação de Carlos Bolsonaro (PL), que usou as redes sociais para criticar a cobertura da imprensa e a viralização de memes que destacam o físico do petista.
As imagens, divulgadas inicialmente pela primeira-dama Janja Lula da Silva, mostraram Lula durante um momento de lazer. Rapidamente, o registro passou a circular em redes como X e Instagram, dando origem a montagens feitas com inteligência artificial que alteraram o corpo do presidente, atribuindo-lhe músculos exagerados e aparência de fisiculturista. As edições foram compartilhadas em tom de humor e renderam comparações com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Diante da viralização, Carlos Bolsonaro publicou um texto no X em que acusou veículos e perfis alinhados à esquerda de disseminarem "fake news" e "narrativas deliberadamente enganosas" sobre o episódio.
"Há hoje mais sites alinhados à esquerda e perfis nas redes sociais produzindo fake news sobre 'Lula em sua praia privativa, distorcendo fatos, criando comparações esdrúxulas e espalhando narrativas deliberadamente enganosas."
Comparações e reação nas redes
Além da crítica à imprensa, a reação de Carlos Bolsonaro ocorreu em meio a comparações feitas por internautas entre o físico de Lula e o de seu pai, Jair Bolsonaro. As brincadeiras incluíram referências ao antigo discurso do ex-presidente sobre ter "histórico de atleta".
Usuários também resgataram uma publicação antiga de Carlos Bolsonaro, feita em 2019, na qual ele aparece segurando um peixe, sem camisa. Na época, a imagem gerou burburinhos nas redes, e voltou a circular agora acompanhada de acusações de que teria sido editada para aparentar um físico mais magro.
Carlos nunca comentou sobre a acusação de manipulação e a foto segue pública em seu perfil do Instagram.
Tags
Temas
LEIA MAIS