Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Visita adiada
Congresso em Foco
21/1/2026 7:59
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, não irá mais comparecer à visita que estava prevista para ocorrer nesta quinta-feira (22) ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O encontro havia sido autorizado pelo STF, mas foi adiado por decisão do próprio governador.
O encontro havia sido autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e estava programado para ocorrer pela manhã, no intervalo entre 8h e 10h, conforme estabelecido na decisão judicial.
Em comunicado divulgado pelo Palácio dos Bandeirantes, o governo paulista informou que o adiamento ocorreu em razão de compromissos previamente assumidos na agenda do governador. Segundo a nota, a equipe de Tarcísio deverá solicitar uma nova data para a visita, que dependerá de nova deliberação do ministro relator.
"A visita do governador Tarcísio de Freitas ao presidente Bolsonaro será adiada a pedido do governador para cumprimento de compromissos em São Paulo. Uma nova data será solicitada", informou o governo estadual.
O adiamento ocorre em um contexto de disputa interna na direita sobre a estratégia eleitoral para 2026. Em declarações recentes, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o ex-presidente pretende deixar claro ao governador paulista que uma candidatura ao Palácio do Planalto está descartada e que a prioridade do grupo é a reeleição de Tarcísio em São Paulo.
"Tarcísio vai ouvir da boca de Bolsonaro que está fazendo um grande trabalho como governador de São Paulo e que sua reeleição é fundamental para a estratégia nacional de derrotar o PT. As eleições presidenciais estão descartadas para ele", disse o senador em entrevista ao jornal O Globo.
O encontro autorizado pelo STF seria o primeiro contato presencial entre Bolsonaro e Tarcísio desde a prisão do ex-presidente e também ocorreria após a oficialização do nome de Flávio Bolsonaro como pré-candidato do grupo à Presidência da República. A visita era vista como uma oportunidade de alinhamento político direto entre os dois.
Apesar de reafirmar publicamente que pretende disputar a reeleição ao governo paulista, Tarcísio segue sendo citado por aliados e adversários como um nome competitivo no cenário nacional. O adiamento da visita, no entanto, mantém em aberto o diálogo direto com Bolsonaro, que segue como principal fiador político do campo conservador.
Qualquer novo encontro entre o governador e o ex-presidente dependerá de uma nova autorização do Supremo Tribunal Federal.
Temas
LEIA MAIS
Ritmo de eleição
Movimentos de Michelle e Tarcísio tensionam núcleo bolsonarista
Caminhada do Nikolas
Veja quem confirmou presença na caminhada de Nikolas até Brasília