Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Caiado anuncia saída do União Brasil para manter disputa ao Planalto

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ELEIÇÕES

Caiado anuncia saída do União Brasil para manter disputa ao Planalto

Sem apoio interno, governador de Goiás busca outro partido com espaço para concorrer à presidência da República.

Congresso em Foco

27/1/2026 14:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta terça-feira (27) que pretende sair do União Brasil, onde esteve filiado por mais de trinta anos, para preservar sua pré-candidatura à presidência da República. A decisão, segundo ele, já foi comunicada à cúpula do partido, e já existe conversa com outras siglas para viabilizar o lançamento de seu nome ao Planalto.

"Já disse para o ACM Neto que estou procurando outro partido para me candidatar. Isso é uma realidade que não posso esperar mais. Eu vou até o fim, minha história de vida credencia isso. (...) Estou em contato com outros partidos, o entendimento é de nós avançarmos para nossa campanha", disse Caiado em entrevista à rádio Novabrasil.

Caiado anunciou sua pré-candidatura em abril, sem garantia de aval do União Brasil.

Caiado anunciou sua pré-candidatura em abril, sem garantia de aval do União Brasil. Pedro Ladeira/Folhapress

Caiado lançou sua pré-candidatura em abril, na mesma época em que o União Brasil preparava para iniciar a construção da federação junto ao PP. Apesar da cerimônia de lançamento, a permanência do projeto foi incerta: os dois partidos enfrentam divisões internas a respeito de qual caminho seguir nas eleições, havendo preferência por aderir à campanha de outra sigla. Nas últimas semanas, ganhou força a possibilidade de adesão à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A incerteza a respeito do percurso eleitoral do União Brasil atraiu a atenção de outros partidos interessados na candidatura de Caiado. O principal deles é o Solidariedade, que formou federação com o PRD no final de 2025 para conseguir atender à cláusula de desempenho nestas eleições. Seu presidente, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), trabalha para trazer o governador.

Se obtida a legenda para mover sua campanha, Caiado estará pela segunda vez na disputa ao Palácio do Planalto. A primeira vez foi em 1989, pelo extinto PSD (1987-2003), quando obteve 0,72% de votos válidos, ficando em décimo lugar entre 22 candidatos.

Frente ampla

Na entrevista, Caiado também defendeu que o campo conservador adote uma estratégia de frente ampla nessas eleições, lançando múltiplos candidatos para concorrer contra o presidente Lula.

"O que Lula quer é um candidato só. Como é que você enfrenta, com um candidato só, uma máquina de governo? Vamos ser realistas. É um governo sem escrúpulos, com uma máquina toda montada para explodir um candidato só", declarou.

Entre os candidatos declarados conservadores, Caiado é pré-candidato junto a Flávio Bolsonaro, do PL, Aldo Rebelo, do DC e Romeu Zema, do Novo. O PSD, com múltiplas correntes políticas internas, também possui planos de lançar uma candidatura, tendo como favoritos o governador do Paraná, Ratinho Jr, ou do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Leia Mais

Tarcísio confirma campanha por SP e desmente candidatura ao Planalto

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Ronaldo Caiado Solidariedade eleições 2026 União Brasil

Temas

Eleições

LEIA MAIS

ELEIÇÕES

Novo convida Alfredo Gaspar para concorrer ao Senado por Alagoas

Eleições

Deputado Paulinho da Força anuncia pré-candidatura ao Senado

Eleições

TSE proíbe uso de óculos inteligentes nas cabines de votação

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES