Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPMI do INSS marca depoimento de Vorcaro e presidente do BMG

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

FRAUDE CONTRA APOSENTADOS

CPMI do INSS marca depoimento de Vorcaro e presidente do BMG

Dono do Banco Master e Luiz Félix Cardamone Neto foram convocados para esclarecer suspeitas de fraude envolvendo crédito consignado oferecido a beneficiários do INSS.

Congresso em Foco

29/1/2026 11:13

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quarta-feira (28) a convocação do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e de Luiz Félix Cardamone Neto, presidente do Banco BMG, para prestar depoimento à comissão. As oitivas estão marcadas para a próxima quinta-feira, 5 de fevereiro.

A CPMI investiga suspeitas de fraudes na oferta e concessão de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo Viana, a presença dos dois convocados é obrigatória, e ambos podem ser conduzidos coercitivamente caso não compareçam à audiência.

Anúncio de depoimento foi feito por Carlos Viana pelas redes sociais.

Anúncio de depoimento foi feito por Carlos Viana pelas redes sociais.Reprodução/X

"Comunicamos ao Brasil que Daniel Vorcaro e Luiz Félix Cardamone Neto foram convocados para comparecer nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, perante a CPMI do INSS", afirmou o senador em publicação nas redes sociais. "A CPMI seguirá adotando todas as medidas legais cabíveis para assegurar que ninguém se esconda atrás de decisões provisórias e que os fatos sejam plenamente esclarecidos diante do povo brasileiro", completou.

O senador também informou que a comissão atua para reverter um habeas corpus concedido de forma provisória ao empresário Maurício Camisotti, que o dispensou de comparecer à CPMI. Camisotti é apontado como um dos operadores do esquema de fraudes investigado. "A Comissão atua para reverter o habeas corpus que garante o não comparecimento", disse Viana.

O caso de Daniel Vorcaro chama atenção pelo histórico recente do banqueiro. Ele chegou a ser preso após a liquidação extrajudicial do Banco Master, sob suspeita de negociar títulos de crédito fraudados, e atualmente é monitorado por tornozeleira eletrônica. A CPMI, no entanto, ressalta que o depoimento não se relaciona diretamente com essas investigações conduzidas pela Polícia Federal, mas com suspeitas envolvendo a atuação do banco na concessão de crédito consignado a beneficiários do INSS.

As defesas de Vorcaro e de Cardamone Neto ainda podem tentar obter habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar o comparecimento à comissão.

Prorrogação dos trabalhos

Além das convocações, Carlos Viana defendeu a prorrogação dos trabalhos da CPMI. Em outra manifestação pública, o senador afirmou que a comissão avança na coleta de assinaturas para estender o prazo de funcionamento, sob o argumento de que os fatos apurados ainda exigem aprofundamento.

"Não é aceitável encerrar esse trabalho sem que todas as responsabilidades sejam devidamente apuradas", escreveu. "Quem roubou o aposentado, o órfão e a viúva vai pagar e será exposto."

Segundo o senador, a retomada dos trabalhos está prevista para o dia 5 de fevereiro, com o início do ano legislativo. O pedido de prorrogação, afirmou, será tratado diretamente com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Banco Master Carlos Viana BMG CPMI do INSS Daniel Vorcaro

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Análise

Renovação de 2/3 do Senado torna perigosa a exposição política do STF

EMENDAS PIX

PF mira deputado Eduardo Velloso em operação sobre desvio de emendas

Congresso

Hugo Motta anuncia corrida em celebração aos 200 anos da Câmara

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES