Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ex-presidente do BRB nega pressão política na compra do Master

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VÍDEO

Ex-presidente do BRB nega pressão política na compra do Master

Em depoimento, Paulo Henrique Costa disse que a aquisição do Master foi por motivo técnico, e que não havia envolvimento político nas negociações.

Congresso em Foco

30/1/2026 13:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, negou em seu depoimento à Polícia Federal, realizado em dezembro, que tenha recebido qualquer tipo de pressão política na tentativa de aquisição com o Master. De acordo com ele, o banco brasiliense já possuía planos de adquirir uma instituição financeira, e a escolha pelo Master se deu por razões técnicas aprovadas nas instâncias internas.

"Toda a decisão foi técnica. Como a gente falou, essa era a terceira tentativa de aquisição de uma instituição financeira. A gente iniciou com compra de carteira, foi entendendo a forma de funcionamento [do Master], viu que existia uma oportunidade de que parte do Master poderia agregar ao modelo de negócio do BRB", afirmou.

Confira sua fala:

Segundo Paulo Henrique, foi do próprio proprietário do Master, Daniel Vorcaro, a iniciativa de buscar o BRB e colocar o banco à disposição para a compra. "O Master nos provocou, em 3 de janeiro, formalmente, e, a partir daí, a gente estabeleceu todo o procedimento usual de M&A [sigla inglesa para "Fusões e Aquisições"]: criação de grupo de trabalho, contratação de assessores, envolvimento das diversas áreas do banco".

Relação institucional

Durante a oitiva, a juíza questionou especificamente sobre a atuação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, durante o andamento das negociações. Paulo Henrique Costa negou qualquer tipo de intervenção ou interferência de sua parte, e que o relacionamento entre os dois acontecia apenas a nível institucional, levando em conta as obrigações do BRB junto ao governo distrital.

"O governador é acionista, eu fazia pontos de controle com ele e reportava as iniciativas que a gente tinha do banco. Então, seja um papel meu de prestação de contas, eu não levaria adiante uma tentativa de aquisição de um banco sem que isso fosse comunicado ao acionista controlador", explicou.

Paulo Henrique acrescentou que, durante os diálogos, as citações ao Master partiam de iniciativa própria, e não de Ibaneis. "Eu tinha pontos de controle periódicos com o governador, normalmente fazia uma lista de assuntos que eu precisava tratar com ele e, normalmente, quando tinha alguma novidade relacionada a esse assunto, levava. Ou quando tivesse um fato específico".

Afastamento judicial

Paulo Henrique Costa foi afastado por ordem judicial do comando do BRB ainda na primeira fase da Operação Compliance Zero, em novembro de 2025. Na época, o banco brasiliense passava pelo processo de aquisição do Banco Master, anunciado em março. Antes da aquisição, o BRB comprava regularmente carteiras de investimento do Master. Uma delas, no valor de R$ 12 bilhões, era de papéis da Tirreno Consultoria, empresa investigada por emissão de títulos de crédito falsos vendidos pelo Master.

O ex-presidente do BRB é investigado pela Polícia Federal sob suspeita de tentar utilizar a estrutura do banco estatal para salvar o Banco Master diante de uma crise financeira interna da instituição pertencente a Daniel Vorcaro. No depoimento, negou a intenção, e afirmou também que, até o momento, não havia indícios de envolvimento do Master em uma fraude financeira.

Leia Mais

Defesa de Vorcaro nega senha de celular à PF e cita "vazamentos"

Não há "clareza" sobre fraude no Master, diz ex-presidente do BRB

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Paulo Henrique Amorim Banco Master BRB Polícia Federal Ibaneis Rocha Daniel Vorcaro

Temas

Judiciário Economia

LEIA MAIS

VÍDEO

Não há "clareza" sobre fraude no Master, diz ex-presidente do BRB

DEPOIMENTO À PF

Vorcaro atribui crise do Master à falta de liquidez e veto do BC

Judiciário

Moraes rejeita habeas corpus de estoquista para soltar Bolsonaro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES