Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Davi Alcolumbre defende diálogo e paz na abertura do ano legislativo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Congresso

Davi Alcolumbre defende diálogo e paz na abertura do ano legislativo

Presidente do Congresso afirma que o Parlamento deve atuar para reduzir conflitos e conter extremismos em ano eleitoral.

Congresso em Foco

2/2/2026 18:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Durante a solenidade de abertura do ano legislativo de 2026, realizada nesta segunda-feira (2), o presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), defendeu que o Parlamento atue como instrumento de mediação, e não de ampliação de conflitos, especialmente em um ano marcado por disputas eleitorais. Em seu discurso, o senador fez um apelo ao diálogo, ao bom senso e à paz entre instituições e grupos políticos.

"Mais uma vez a democracia brasileira demonstrará sua força, sua maturidade e sua vitalidade. É neste momento também que faço um apelo ao país: precisamos mais do que nunca de diálogo, de bom senso e de paz. Paz entre os grupos que defendem ideologias diferentes, paz entre as instituições nacionais, paz entre os Poderes da República."

Davi Alcolumbre, presidente do Congresso e do Senado, durante a abertura do ano legislativo.

Davi Alcolumbre, presidente do Congresso e do Senado, durante a abertura do ano legislativo.Reprodução/YouTube

Alcolumbre reconheceu que o dissenso faz parte do regime democrático e do debate político, sobretudo em um país plural como o Brasil, mas alertou que divergências não podem se converter em ódio ou violência. Segundo ele, cabe ao Congresso contribuir para a superação de tensões e não para o estímulo a posições extremadas.

"Reafirmamos o nosso respeito à harmonia entre os Poderes. O Congresso Nacional exercerá suas atribuições com independência, sempre buscando diálogo com o Executivo e com o Judiciário. Cada Poder tem a sua função, cada Poder tem o seu papel; é do respeito mútuo entre eles que nasce a estabilidade que o Brasil precisa."

O presidente do Congresso também manifestou o desejo de que o ano legislativo seja pautado pelo respeito entre os parlamentares e pela construção de soluções concretas para os problemas enfrentados pela população.

Autonomia do Legislativo

Ao destacar o simbolismo de 2026, ano em que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal completam 200 anos de funcionamento, Alcolumbre ressaltou a importância histórica do Legislativo e defendeu sua autonomia institucional. Segundo ele, a busca pela pacificação não implica recuo na defesa das prerrogativas parlamentares, da autoridade do Congresso Nacional e do Estado Democrático de Direito.

"O nosso compromisso com a paz não significa omissão nem medo de enfrentar os desafios. A atuação do Parlamento será firme na defesa das suas prerrogativas e, sobretudo, dos interesses da sociedade brasileira", afirmou. "Essa é uma luta permanente, em favor da democracia e dos direitos de todos os cidadãos, da qual não abriremos mão."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições Davi Alcolumbre Senado

Temas

Congresso

LEIA MAIS

VÍDEO

2026 é ano de "diálogo para o bem do país", diz Fachin no Congresso

Câmara dos Deputados

Em primeiro discurso do ano, Motta defende prerrogativas do Congresso

CONGRESSO

Câmara abre as atividades do ano com MP do programa Gás do Povo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES