Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Internacional
Congresso em Foco
19/2/2026 10:01
O deputado José María Balcázar assumiu interinamente a Presidência do Peru após vencer votação no Congresso. A eleição se deu depois de outra votação do Parlamento, que resultou na saída de José Jeri do comando do país.
Marxista e Integrante do Peru Livre, legenda que apoiou Pedro Castillo nas eleições de 2021, Balcázar permanecerá no cargo até 28 de julho, quando o presidente eleito nas eleições gerais previstas para abril deverá tomar posse.
Aos 83 anos, o advogado passa a ser o presidente mais idoso da história peruana, superando Pedro Pablo Kuczynski, que tinha 79 anos quando deixou o cargo entre 2016 e 2018 para evitar um processo de destituição.
Durante a cerimônia de posse, Balcázar afirmou que iria defender a soberania peruana.
"Defenderei a soberania nacional, a integridade física e moral da República e a independência das suas instituições democráticas. Ampliarei e aplicarei a Constituição política e as leis do Peru."
A eleição no Parlamento ocorreu em segundo turno. Balcázar obteve 64 votos entre os 113 congressistas, derrotando a candidata de direita María del Carmen Alva, que recebeu 46 votos. Filiada ao Ação Popular, Alva já havia presidido o Legislativo entre 2021 e 2022, período marcado por embates com o governo de Castillo.
O novo presidente interino contou com o apoio de partidos conservadores que, após rejeitarem Alva na primeira rodada, chegaram a um acordo para integrar o governo provisório.
A mudança ocorreu após o Congresso aprovar a destituição de José Jeri, político de direita que responde a duas investigações por suposto tráfico de influência. A exoneração foi aprovada por 75 votos favoráveis, 24 contrários e três abstenções.
Balcázar, que já integrou o Supremo Tribunal do Peru, também é alvo de investigações e foi criticado por defender o casamento de menores durante debates sobre um projeto que buscava proibir esse tipo de união.
O país registra, com sua posse, a oitava troca de presidente em menos de uma década, cenário de instabilidade política que se intensificou desde 2016.
LEIA MAIS