Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Taxa de desemprego recua, mas rendimento real tem nova queda

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Economia

Taxa de desemprego recua, mas rendimento real tem nova queda

De acordo com dados da Pnad Contínua, elaborada pelo IBGE, os índices de desemprego da população brasileira tiveram uma redução de 1,6%.

Congresso em Foco

28/1/2022 | Atualizado às 15:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No Nordeste, há mais brasileiros inscritos em programas assistencialistas do que com empregos formais.  Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil

No Nordeste, há mais brasileiros inscritos em programas assistencialistas do que com empregos formais. Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (28) os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Os números apontam uma redução nos índices de desemprego da população brasileira no trimestre de setembro a novembro de 2021 em relação ao trimestre de junho a agosto. No entanto, o rendimento real também diminuiu. De acordo com a pesquisa, a taxa de desocupação do brasileiro é de 11,6%, caindo 1,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (13,1%) e recuando 2,8 pontos percentuais em relação ao trimestre móvel de 2020 (14,4%). Cerca de 1,5 milhão de pessoas deixaram de estar desempregadas, uma redução de 10,6% em relação ao trimestre anterior e 14,5% em relação ao mesmo período em 2020. Ao todo, 12,4 milhões de pessoas estão desocupadas no país.

Taxa de desocupação - Brasil - 2012/2021

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) apontam uma redução nos índices de desemprego da população brasileira no trimestre de setembro a novembro de 2021 em relação ao trimestre de junho a agosto. A população ocupada é de 94,9 milhões e cresceu 3,5% em relação ao trimestre anterior e 9,7% se comparado com o mesmo período em 2020. Destes, 38,6 milhões são trabalhadores informais. A taxa de informalidade foi de 40,6% da população ocupada, mesmo índice registrado no trimestre anterior e um crescimento de 1,9% em relação ao ano anterior. Apesar da redução do desemprego, o rendimento real habitual caiu 4,5% frente ao trimestre anterior e recuou 11,4% em relação ao mesmo trimestre de 2020, ficando em R$ 2.444. Foi o menor rendimento da série histórica, iniciada em 2012. Nenhum dos agrupamentos de atividades estudados pelo IBGE teve crescimento do rendimento médio em relação ao trimestre anterior, mas quatro grupos apresentaram reduções: Indústria (6,1%); Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (4,0%); Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (7,1%); e Serviços domésticos (2,3%). Na comparação anual, também não houve crescimento no rendimento de qualquer grupamento, mas seis deles mostraram reduções: Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (7,1%); Indústria (15,5%); Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (9,5%); Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (9,4%); Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (12,8%); e Serviços domésticos (4,4%).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

IBGE desemprego Pnad Contínua taxa de desocupação

Temas

Economia País Nota

LEIA MAIS

ECONOMIA

Tarifas de Trump já custam ao menos R$ 140 por brasileiro

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

Economia

Preço do café cai 1% depois de 18 meses em alta

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

2

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

3

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

4

Ocupação da Câmara

Deputado que ocupou Câmara pede punição até para ele mesmo

5

PLATAFORMAS DIGITAIS

Após vídeo de Felca, Lula enviará ao Congresso projeto sobre big techs

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES