Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
ATAQUE HACKER
Congresso em Foco
14/12/2021 | Atualizado às 11:56
O ataque hacker que fez o Ministério da Saúde derrubar as redes de telefone e internet e o sistema de trabalho da pasta também teve como alvo a Controladoria Geral da União (CGU), à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ao Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Na segunda-feira (13), o ministro Marcelo Queiroga confirmou uma segunda tentativa de ataque e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) confirmou, em nota, que mais de um órgão foi afetado, apesar de não dizer quantos nem quais. A nota informa ainda que o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (CTIR Gov) emitiu um alerta sobre o ataque. A informação foi confirmada pelos três órgãos à TV Globo.
Também por nota, a PRF confirmou que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), segue fora do ar e que "equipes de técnicos da PRF estão trabalhando ininterruptamente para restaurar seus sistemas através dos back-ups, necessitando ainda de um prazo de 48h".
A CGU confirmou que teve seu serviço de nuvem atingido por uma invasão por volta das 17h40 de sexta-feira (10). O órgão disse que mantém backup de todos os dados e que, na noite desta segunda-feira, estava com todos os serviços operacionais.
Já O IFPR afirmou, na noite de sexta, que "o ambiente de nuvem do IFPR sofreu um grande ataque hoje [sexta] por volta das 18h". No sábado, a Diretoria de Tecnologia da informação e Comunicação do instituto afirmou que "a AWS conseguiu recuperar boa parte dos arquivos durante a madrugada, agora é o trabalho manual de reconstruir todo o ambiente", e que o ataque afetou somente os dados internos. Na segunda, a instituição disse que o serviço já estava perto da normalização.
LEIA MAIS
Ministério Público
MP quer saber quanto Moro ganhou ao sair de consultoria internacional
Passaporte Vacinal
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA