Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado pode instaurar CPI da rachadinha para investigar Bolsonaro

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado pode instaurar CPI da rachadinha para investigar Bolsonaro

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Sandy Mendes

5/7/2021 | Atualizado às 19:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O senador Alessandro Vieira protocolou emenda substitutiva que visa barrar interesses individuais e orçamento secreto (foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O senador Alessandro Vieira protocolou emenda substitutiva que visa barrar interesses individuais e orçamento secreto (foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou nesta segunda-feira (5), o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para apurar suposto envolvimento do presidente Jair Bolsonaro em um esquema de corrupção de verba parlamentar referente à época em que era deputado federal do Rio de Janeiro. Denominada por Vieira de CPI da Rachadinha, ela precisa da assinatura de apoio de 27 parlamentares.  A decisão foi tomada depois da divulgação de áudios pela jornalista Juliana Dal Piva, do UOL, que revelam que o presidente Jair Bolsonaro participou diretamente de um esquema ilegal de rachadinha na época em que foi deputado, isto é, entre 1991 e 2018. As gravações constam nos autos da investigação conduzida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) sobre a mesma prática no gabinete do então vereador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), hoje senador. Em um dos áudios a fisiculturista e ex-cunhada de Bolsonaro, Andrea Siqueira Valle, diz que "Jair" demitiu o irmão dela, André, porque ele não entregava a maior parte do seu salário de assessor ao então deputado federal. O senador afirma que dada a gravidade dos fatos, faz-se necessária uma apuração sobre o caso. "Ninguém está acima da lei. Os fatos narrados são graves e exigem apuração imediata", diz Vieira.  O relator da CPI da Covid em trânsito na Casa, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que também vai pedir a convocação da ex-cunhada à comissão.  Leia a íntegra: > Defesa de Flávio nega rachadinha e diz que áudios são "clandestinos" Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.  
JUNTE-SE A NÓS
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado governo Ministério Público MP corrupção Jair Bolsonaro presidente desvio de dinheiro Alerj gabinete flavio bolsonaro rachadinha Senador Flávio Bolsonaro CPI da covid Esquema de rachadinha CPI da rachadinha

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Congresso

Deputado propõe limitar punição por manifestações políticas

Além das urnas

Do acompanhamento à fiscalização: veja os instrumentos de participação

Congresso

Projeto prevê assento extra gratuito a passageiros com obesidade gra

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

RELAÇÕES EXTERIORES

Após condenação de Bolsonaro, Eduardo defende invasão dos EUA

2

Julgamento do Golpe

Internet reage com memes à condenação histórica de Bolsonaro

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

Escolta policial

Estudante que ameaçou Nikolas Ferreira é preso em flagrante

5

saúde

Comissão do Senado aprova programa Agora Tem Especialistas

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES