Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Paraense de 29 anos será a primeira deputada bissexual do Brasil

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Paraense de 29 anos será a primeira deputada bissexual do Brasil

Congresso em Foco

30/11/2020 | Atualizado 21/6/2021 às 11:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

vereadora Vivi Reis (PSOL-PA) Foto: Reprodução/Instagram

vereadora Vivi Reis (PSOL-PA) Foto: Reprodução/Instagram
Aos 29 anos, a fisioterapeuta Vivi Reis (Psol) sai das eleições de 2020 duplamente vitoriosa. Mulher mais votada entre os 35 vereadores eleitos de Belém no último dia 15, ela herdará a vaga do deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), eleito ontem prefeito da capital paraense. Liderança negra e LGBT no Pará, Vivi será a primeira bissexual assumida a virar deputada federal. "Ter a possibilidade de me tornar uma deputada federal representa levar para Brasília a defesa dos interesses dos paraenses, e amplificar o debate sobre as desigualdades e sobre o modelo de desenvolvimento imposto para a Amazônia", afirma Vivi, que recebeu 22 mil votos em 2018 e ficou na suplência de Edmilson, que retorna em 2021 a Belém para exercer o seu terceiro mandato de prefeito. Também é do Psol o único deputado assumidamente gay em exercício na Câmara, o deputado David Miranda (RJ). Com a saída de Edmilson e a chegada de Vivi, o  Psol terá uma bancada com a maioria de mulheres na Câmara em 2021. Serão seis deputadas e quatro deputados. Além de Vivi, farão parte da bancada feminina do Psol na Câmara as deputadas Áurea Carolina (MG); Fernanda Malchionna (RS); Luiza Erundina (SP); Sâmia Bomfim (SP) e Talíria Petrone (RJ). O deputado distrital Fábio Félix (Psol-DF) comemorou o feito em suas mídias sociais exaltando Vivi Reis como uma "mulher negra, bissexual, feminista e antirracista".

Vai ter mulher negra, bissexual, feminista e antirracista no Congresso Nacional. ✊🏽 Agora que Edmilson Rodrigues é o novo prefeito de Belém, quem assume sua vaga como deputada federal é a Vivi Reis (@vivireispsol). O PSOL agora terá uma bancada com maioria de mulheres. Histórico!

- Fábio Felix 🏳️‍🌈 (@fabiofelixdf) November 29, 2020
Edmilson disputou o segundo turno em Belém contra o Delegado Eguchi (Patriota) e venceu com 51,7% dos votos. Arquiteto e professor, Rodrigues tem doutorado em geografia humana pela Universidade de São Paulo (USP). Foi eleito prefeito de Belém entre 1997 e 2000, sendo reeleito para 2001 a 2004, e também já teve três mandatos como deputado estadual e dois como federal. "As maricas estão empoderadas", diz líder LGBT sobre eleições Thaís Rodrigues é repórter do Programa de Diversidade nas Redações realizado pela Énois - Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Câmara LGBT Pará luiza erundina Belém edmilson rodrigues Fábio Félix Sâmia Bomfim taliria petrone Aurea Carolina eleições 2020 Vivi Reis Fernanda Malchionna bissexual

Temas

País

LEIA MAIS

Orgulho Autista

Câmara aprova Dia Nacional do Orgulho Autista em 18 de junho

Brasil

Pesquisa aponta que apostas afetam acesso ao ensino superior de jovens

Novas Regras

Anac atualiza regras para balonismo e busca certificação no Brasil

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TARIFAS

Eduardo Bolsonaro pede para apoiadores agradecerem Trump por tarifa

2

Relações Exteriores

Comissão da Câmara aprova moção de louvor a Donald Trump

3

Câmara dos Deputados

Veja quais deputados votaram a favor da moção de louvor a Trump

4

Tarifas

Parlamentares reagem a anúncio de Trump sobre tarifas ao Brasil

5

Autismo

Ativista autista questiona eficácia científica de terapias para TEA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES