Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Múcio minimiza pedido do PT para Sarney se afastar da presidência do ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Múcio minimiza pedido do PT para Sarney se afastar da presidência do Senado

Congresso em Foco

27/7/2009 14:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, em entrevista na manhã desta segunda-feira (27), procurou diminuir o significado da nota da bancada petista no Senado pedindo o afastamento do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Após reunião com o presidente Lula e todo o ministério, Múcio afirmou que o texto não reflete a opinião de todos os senadores do PT. Além disso, reafirmou que, para o governo, o peemedebista deve ficar no cargo.

"Avaliamos que isso não é um movimento do PT, imaginamos que seja um posicionamento de um ou dois senadores. Como o Senado está em recesso, muitos estão fora. Estamos esperando que a poeira baixe para conversar na próxima semana", disse. Na última sexta-feira (24), o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), divulgou nota pedindo o afastamento de Sarney por considerar "grave" a nova denúncia que associa o peemedebista à nomeação do namorado de sua neta por meio de um ato secreto.

Múcio também considerou que a nota teria partido, inicialmente, de poucos senadores da bancada petista. "Precisamos ver se houve um movimento da bancada inteira, visto que o presidente conversou com ela 15 dias antes disso tudo acontecer", afirmou. Apesar de comentar a nota e reafirmar o interesse do governo na permanência de Sarney no cargo, ele garantiu, de acordo com a Agência Brasil, que a situação política do presidente do Senado não foi discutida durante a reunião. Questionado sobre a permanência do peemedebista, ele respondeu: "Não há dúvida [que o governo mantém sua posição]".

Na semana passada, o jornal O Estado de S. Paulo revelou uma sequência de sete diálogos, gravados pela Polícia Federal com autorização judicial, que revela a prática de nepotismo da família Sarney no Senado. Na última quinta-feira (23), o presidente Lula, em entrevista à Rádio Globo, de São Paulo, disse que é preciso saber o "tamanho do crime" supostamente cometido pelo presidente do Senado. Ao falar sobre as denúncias, Lula defendeu a permanência de Sarney no cargo. "Eu não posso entender que cada pessoa que tenha uma denúncia tenha que renunciar ao seu cargo", afirmou.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lula diz que vale-cultura facilitará acesso dos mais pobres

Manchetes dos jornais: Devedora da União recebe R$ 203 mi da Petrobras

Prefeitos de sete cidades foram eleitos no domingo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PESQUISA QUAEST

Eleições: Lula lidera todos os cenários; 76% querem Bolsonaro fora

5

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES