Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/7/2009 18:24
Fábio Góis
Um jovem de 24 anos foi encontrado morto em um terreno baldio em El Paraíso, cidade a 12 quilômetros da fronteira de Honduras com a Nicarágua. O corpo do rapaz, supostamente um manifestante favorável à volta do presidente hondurenho deposto ao poder, Manuel Zelaya, permanecia abandonado desde a madrugada deste sábado (25) até o início da tarde. A causa da morte não foi duvulgada. As informações são da Agência Brasil.
A morte do jovem ocorreu menos de 24h depois o presidente deposto ter tentado, em caravana, voltar ao comando do país da América Central. A tentativa ocorreu na tarde de ontem (sexta, 24), mas foi frustrada: diante da ameaça de prisão pelos militares que apoiam o governo golpista, Zelaya acabou voltando para Honduras depois de ultrapassar a fronteira. Permaneceu alguns minutos em território hondurenho, mas retornou a Las Manos, onde está estabelecido na Nicarágua (leia mais).
Atualmente, cerca de dez barreiras militares vigiam a rodovia que separa a capital hondurenha, Tegucigalpa, da cidade de Las Manos. Os policiais federais que patrulham a região têm ordem para prender Zelaya. Já os militares hondurenhos negam envolvimento na morte do rapaz, bem como a hipótese de que ele tenha sido morto durante os conflitos entre forças de repressão e populares partidários de Zelaya. O jovem apresentava marcas pelo corpo, mas sem ferimentos causados por armas de fogo.
Zelaya foi deposto por golpe militar em 28 de junho, por ter sugerido plebiscito que poderia legitimar sua reeleição ao governo - o que, na prática, alteraria a cláusula pétrea da constituição de Honduras. Retirado do palácio presidencial de pijamas, o presidente deposto foi expulso do país, sob ameaça de prisão caso retornasse ao país. O fato de ele ter retornado a Nicarágua diminui a animosidade entre grupos opostos, e permite o avanço das negociações com os correligionários do presidente interino Roberto Micheletti, líder do golpe de Estado.
Leia a série de reportagens do enviado especial do Congresso em Foco à América Central:
Crise em Honduras
E leia também a série Nicarágua 30 anos, sobre os 30 anos da Revolução Sandinista:
Brasil deve investir mais na Nicarágua, diz Valter Pomar
Exército brasileiro retirou 150 mil minas explosivas
Sarney agiu contra invasão da Nicarágua pelos EUA
Ernesto presenciou execução exibida na televisão
Ortega pede reeleição durante festa dos sandinistas
História da Nicarágua desde o descobrimento
Conheça a história de Ricardo, filho de um guarda-costas de Somoza Tobias fez justiça com as próprias mãos
Nicarágua faz festa para os 30 anos da revolução sandinista
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem