Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/7/2009 23:07
Fábio Góis
A cirurgia sofrida nesta sexta-feira (24) pelo presidente da República em exercício, José Alencar, foi "um sucesso", segundo o cirurgião Raul Cutait. O procedimento cirúrgico realizado, que durou cerca de quatro horas, foi uma colostomia, que consiste em instalação de sonda que transporta os resíduos alimentares de Alencar a uma bolsa externa. A causa da intervenção - executada menos de 24h depois de o vice-presidente ter tido alta da mais recente internação - foi uma obstrução intestinal originada por tumores.
"O vice-presidente José Alencar teve uma nova obstrução de intestino, desta vez no intestino grosso, próximo ao reto, numa região onde existem ainda alguns tumores", explicou Raul, ao falar nesta noite com a imprensa na entrada do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O cirurgião disse que Alencar reagiu muito bem à cirurgia, e que seus sinais vitais são "perfeitos". "Mais uma vez, ele foi um bravo, um forte."
Segundo Raul, uma intervenção direta na região próxima ao reto, com o objetivo de desobstruir os canais intestinais, seria muito arriscada, o que levou à opção pela colostomia. O mecanismo, diz o cirurgião, será mantido até que a equipe médica que acompanha o vice-presidente decida como proceder em relação aos tumores. "Vamos ver qual vai ser a evolução dele."
O médico disse ainda que a cirurgia sofrida no último dia 5 por Alencar "está muito bem", e que o trânsito do intestino delgado está em pleno funcionamento.
Alencar luta contra o câncer do intestino há mais de uma década. Desde então, passou por diversas intervenções cirúrgicas para retirada de tumores - a cirurgia desta sexta-feira foi a 15ª. Em maio, recorreu a um tratamento em Houston (EUA). "Parece que o tumor está regredindo, e a luta contra o câncer continua", disse Alencar no início deste mês, ao deixar o hospital paulista, onde passou pela cirurgia no intestino delgado.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru