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Declínio da aérea

Anac recebe três pedidos de baixa de aeronaves da Itapemirim

Inicialmente, a Itapemirim alegava que o transporte de aeronaves para os Estados Unidos seria para realizar manutenção.

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Lucas Neiva

17/2/2022 21:08

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A aeronave PS-SFC da Itapemirim, na pista do Aeroporto de Brasília, antes de decolar para Tucson, nos Estados Unidos. Foto: Gabriel Melo/ cortesia Aeroflap

A aeronave PS-SFC da Itapemirim, na pista do Aeroporto de Brasília, antes de decolar para Tucson, nos Estados Unidos. Foto: Gabriel Melo/ cortesia Aeroflap
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu nesta quinta-feira (17) o pedido de baixa no registro de três das aeronaves alugadas pela Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) que faziam parte da frota da empresa. Os veículos se encontram há pouco menos de um mês nos Estados Unidos, e retornam ao controle de seus proprietários. O Grupo Itapemirim conta agora com apenas duas aeronaves no Brasil. A informação foi revelada pelo portal Aeroin. Inicialmente, a Itapemirim alegava que o transporte de aeronaves para os Estados Unidos seria para realizar manutenção. A decisão, porém, se deu pouco menos de uma semana após a justiça proibir a empresa de vender passagens aéreas. Documentos da Anac obtidos pelo Congresso em Foco já demonstram que o armazenamento nos EUA era desde o início o motivo do envio das aeronaves, e se deu após atrasos da companhia no pagamento do serviço de aluguel. Os pedidos encaminhados à Anac são referentes às aeronaves PS-SPJ, PS-TCS e PS-MGF, do UMB Bank. Também já foram devolvidas aos Estados Unidos as aeronaves PS-ITA e PS-SFC. Somente duas aeronaves permanecem no Brasil: a A319 PS-SIL, que se encontra passando por preparativos para ser devolvida ao proprietário em Malta, e a PS-AAF, que foi canibalizada. Conforme antecipado pelo Congresso em Foco em 30 de dezembro de 2021, logo após a Itapemirim ter suspenso seus voos, fontes do mercado de aviação civil confirmaram que empresas de leasing proprietárias das aeronaves usadas pela aérea teriam solicitado a devolução das mesmas. A ITA negou que essa fosse a razão para o envio dos aviões para os aeroportos de Tucson e Blytheville.  
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aeronaves leasing Itapemirim Transportes Aéreos UMB Bank

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