Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PSB vê PT isolado e critica estratégia do partido para eleições

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PSB vê PT isolado e critica estratégia do partido para eleições

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Samanta Sallum

25/11/2019 | Atualizado às 12:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Para Carlos Siqueira, PT erra ao não sinalizar que pretende dividir espaço com outros partidos de oposição a Bolsonaro[fotografo]Roque de Sá/PSB[/fotografo]

Para Carlos Siqueira, PT erra ao não sinalizar que pretende dividir espaço com outros partidos de oposição a Bolsonaro[fotografo]Roque de Sá/PSB[/fotografo]
"Ambos os extremos estão perdendo a racionalidade. Pior coisa que pode acontecer para a democracia é essa guerra que aparenta ser entre o bem e o mal. A polarização não é inteligente, está faltando bom senso", afirmou à coluna o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.
Enquanto o PT se reafirma, após o congresso partidário ontem, como líder exclusivo da esquerda contra Bolsonaro,  o PSB abre outra frente em busca de espaço.
Vai realizar esta semana a Conferência Nacional de Autorreforma  para construir um discurso fora da polarização. Quer algo forte que encontre ressonância no eleitorado.
O PSB, como outros partidos que fazem oposição a Bolsonaro, não quer orbitar ao redor do PT. "Temos vida própria e uma história anterior de construção de esquerda no país."
> Gleisi é reeleita presidente do PT: "Quero Moro preso e Lula presidente"
Exclusivismo
Siqueira critica a estratégia petista de candidaturas próprias para as eleições municipais do ano que vem, anunciada no Congresso do PT.
Entendo  que é direito deles,  mas essa via exclusivista não contribui para o momento de anormalidade democrática,  que pede ampliação de forças, unidade para evitar retrocessos."
Para as próximas eleições municipais, o PSB pretende estar mais próximo do PDT, e conversa com PV e Rede.
Acredita que é possível estar com o PT, mas se este ficar mais aberto. "O PT está num indicativo isolacionista . Mas a vida não é de mão única. É preciso também apoiar para ser apoiado."
No centro do debate do PSB está a crise do sistema partidário. A perda de força de legendas tradicionais para partidos esvaziados de quadros é o que leva o PSB a uma autoanálise.
Reestruturar passa diretamente por democratizar a participação, segundo Siqueira.
Consulta pública
O PSB procura agora se aproximar da militância e do eleitorado em geral com uma nova forma de se comunicar.  O partido, que chegou a estar perto da Presidência da República em 2014, tenta se reposicionar no cenário atual, ainda com o vazio deixado pela morte de Eduardo Campos.
Representantes do PSB explicam que o processo renovação passará por um ano de debates, que incluem consulta pública. Mas, de forma alguma,  pensam em mudar a sigla.
A Conferência ocorre entre 28 e 30 de novembro, no Rio de Janeiro. Vai reunir cerca de 300 dirigentes do partido, parlamentares, gestores, representantes de movimentos temáticos, entre outros.
Durante o encontro, os participantes debaterão sobre o documento "Autorreforma do PSB - Subsídios para Elaboração do Programa Partidário (Provocação ao Debate)". O texto foi elaborado com a contribuição de mais de 30 especialistas em suas áreas e aborda cinco eixos temáticos: reforma política; desenvolvimento, cultura e meio ambiente; políticas sociais; economia: prosperidade, igualdade e sustentabilidade; e socialismo e democracia.
 
> Gleisi: "Manifestações ecoarão no Brasil. PT deve estar pronto para ajudar"
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Eleições municipais PT PSB esquerda Jair Bolsonaro Carlos Siqueira

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Trapaça, os bastidores da queda de Collor

Bolsonaro recebe grupo de professores anti-hegemonia de esquerda

Congresso tenta aumentar para R$ 4 bilhões verba para candidatos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES