Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Trapaça, os bastidores da queda de Collor

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Trapaça, os bastidores da queda de Collor

Congresso em Foco

25/11/2019 | Atualizado às 20:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em plena era Lava Jato,  que fulminou a hegemonia de poder do PT no Brasil, o jornalista Luís Costa Pinto resgata agora e joga à cena os bastidores de outro período que abalou o país. Uma história que revira as vísceras da política brasileira desde 1992.

Pela primeira vez,  Luís Costa Pinto - que há quase 30 anos deu início ao processo que resultou na queda do presidente Fernando Collor - revela os bastidores de uma investigação dramática, num tempo em que nem a Polícia Federal nem o Ministério Público estavam aparelhados para cumprir com o papel que exercem hoje.
Trapaça - Volume 1 - Collor é o primeiro de quatro livros da saga, que pretende contar, em ritmo de thriller policial e literário, os bastidores do poder no Brasil ao longo de três décadas, da ascensão e queda de Collor aos dias de hoje."
Hoje como senador da República, Fernando Collor continua a transitar pelas tramas do poder e a ser alvo de denúncias. Imprensa [caption id="attachment_408230" align="alignleft" width="479"] Lula Costa Pinto fez a célebre entrevista com Pedro Collor que detonou impeachment de Collor[/caption] A história começa em maio de 1992, quando o Brasil viu sua jovem democracia ser consolidada pela eleição e, em seguida, pelo processo de impeachment de Fernando Collor. O primeiro presidente eleito no país, depois de 21 anos de ditadura, foi cassado com base num processo de investigação iniciado e conduzido pela imprensa. O irmão do presidente da República, Pedro Collor, revelou esquemas de corrupção do governo numa entrevista bombástica ao jornalista Luís Costa Pinto, então com apenas 23 anos e uma determinação intensa para investigar os fatos. Depois, o motorista que servia à família presidencial conduziu parlamentares de uma CPI a documentos que embasaram a cassação do presidente. O país se uniu para superar o trauma e buscar soluções que não paralisassem nem a reconstrução democrática nem a economia nacional. Esse é o pano de fundo do 1º volume de Trapaça, a saga política no universo paralelo brasileiro. Irregularidades, tráfico de influência, lobbies, negócios escusos, a busca insaciável do poder, paixões intensas por mulheres fatais, num ambiente em que se ressalta a crônica corrupção do estado brasileiro, antecipando o que vivemos hoje. Lançamento O livro será lançado, em noite de autógrafos, nesta terça-feira (26/11), às 18h30, no Daniel Briand (104 Norte) .
Sobre o autor Luís Costa Pinto nasceu no Recife, em 1968, e se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco em agosto de 1990. Exerceu cargos como repórter especial, editor e chefe de sucursais em publicações como Veja, O Globo, Folha de S.Paulo e Época no Recife, em Brasília e em São Paulo. É autor de dois livros, Os Fantasmas da Casa da Dinda (1992, Ed. Contexto, em coautoria com Luciano Suassuna, Prêmio Jabuti de melhor livro-reportagem de 1992; e As Duas Mortes de PC Farias (1995, Ed. Best Seller). Em 1992, recebeu os prêmios Líbero Badaró de Jornalismo e Esso de Jornalismo em razão das reportagens sobre as denúncias de Pedro Collor contra PC Farias. Em 2002, saiu das redações e passou a atuar como consultor de estratégias políticas a partir de Brasília e realizando análise de cenários e de conjuntura para empresas, corporações e associações empresariais. Colabora como articulista, esporadicamente, com alguns veículos de comunicação.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REVIRAVOLTA NO SENADO

CCJ aprova fim da reeleição com redução do mandato de senador

2

APOSTAS ONLINE

Saiba quem é o padre Patrick Fernandes, que depõe na CPI das Bets

3

DÍVIDA PÚBLICA

Forças Armadas rejeitam uso de superávits militares para abater dívida

4

ASSISTA AO VÍDEO

"Ela fez pipi": deputado leva bebê "esborne" para discurso na Câmara

5

SENADO

PEC da reeleição: entenda a reviravolta que reduziu mandato de senador

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES