Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso aprovou 19 novas leis de proteção às mulheres em 2025

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

DIREITOS DA MULHER

Congresso aprovou 19 novas leis de proteção às mulheres em 2025

Projetos aprovados incluem ampliação da licença-maternidade e garantia de acesso aos exames de prevenção ao câncer de mama.

Congresso em Foco

27/12/2025 7:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em 2025, 19 projetos do Congresso Nacional destinados à proteção dos direitos das mulheres foram transformados em lei. O total faz deste o segundo ano com maior número de normas desse tipo aprovadas pelo Congresso na última década, atrás apenas de 2023, quando foram sancionadas 21 leis.

As novas leis ampliam o conjunto de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da violência, à promoção da saúde feminina, à proteção da maternidade e ao reconhecimento de direitos em diferentes áreas da vida social, econômica e institucional. Destas iniciativas, 15 vieram da Câmara e quatro do Senado.

Pauta feminina foi tema de esforço concentrado nas duas Casas legislativas este ano, com normas aprovadas em agendas diversas.

Pauta feminina foi tema de esforço concentrado nas duas Casas legislativas este ano, com normas aprovadas em agendas diversas.Luis Macedo - Câmara dos Deputados

Na área da saúde, a legislação passou a assegurar o acesso à mamografia pelo Sistema Único de Saúde para mulheres a partir dos 40 anos, conforme estabelecido no projeto de lei 499/2025. Também foi instituída a estratégia nacional de atenção a mulheres usuárias ou dependentes de álcool no SUS, com foco especial em gestantes e puérperas.

Outro avanço diz respeito à proteção à maternidade. Foi sancionada a ampliação da licença-maternidade nos casos de internação hospitalar prolongada da mãe ou do recém-nascido, nos termos do projeto de lei 386/2023, garantindo que o período de afastamento não seja reduzido por complicações clínicas no pós-parto.

No campo do enfrentamento à violência, o novo conjunto normativo inclui o agravamento de penas para crimes contra a dignidade sexual de pessoas vulneráveis e a vedação à redução do prazo de prescrição em casos de violência sexual contra a mulher. Também foram incorporados mecanismos como a monitoração eletrônica de agressores durante a vigência de medidas protetivas de urgência.

A legislação sancionada em 2025 também fortalece direitos de mulheres submetidas a tratamentos médicos invasivos. Entre as normas aprovadas estão a ampliação do acesso à cirurgia plástica reparadora da mama pelo SUS, a garantia de assistência fisioterapêutica após mastectomia e a criação de uma política nacional de enfrentamento à violência obstétrica.

No âmbito educacional e profissional, as novas leis vedam práticas discriminatórias contra estudantes e pesquisadoras em razão de gestação ou maternidade e estabelecem a reserva mínima de participação feminina em conselhos de administração de empresas estatais, com aplicação progressiva ao longo dos anos.

Leia Mais

Oito trocas: relembre mudanças de ministros do governo Lula em 2025

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

direitos da mulher câmara dos deputados Senado

Temas

Congresso

LEIA MAIS

CONGRESSO

Magno Malta apresenta pedido de suspensão do recesso legislativo

ECONOMIA

Veja os principais projetos da área econômica aprovados em 2025

DIREITOS AUTORAIS

Entenda o que muda com projeto que veda lucro com história de crimes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

NOVA CNH

TRF-1 barra suspensão e mantém novas regras da CNH em todo o país

2

GOVERNO

Lula determina expulsão de servidor da CGU acusado de agredir mulher

3

CONGRESSO

Magno Malta apresenta pedido de suspensão do recesso legislativo

4

Prisão

Ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai

5

Abono Salarial

Mais de 140 mil ainda não sacaram o PIS/Pasep; veja quem tem direito

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES