Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
6/2/2019 | Atualizado 9/2/2019 às 20:13
Ficaram de fora dos postos da Mesa os cinco nomes do MDB vetados por Davi Alcolumbre. O presidente do Senado sequer aceita conceder o comando de comissões temáticas ao "clube dos cinco", a maioria alvo de denúncias de corrupção.
Não por coincidência, caciques da legenda: Renan Calheiros (AL), derrotado por Davi Alcolumbre, Jader Barbalho (PA), Eduardo Braga (AM), Fernando Bezerra (PE) e José Maranhão (PB), aliado de Renan que presidiu a sessão de votação secreta assim determinada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.
Agora, a disputa será pelo comando das comissões temáticas, mas a mais importante do Senado, a Comissão de Constituição e Justiça, deverá ficar sob a chefia de Simone Tebet (MS). A senadora, que dá sinais de que pode deixar o MDB, em um primeiro momento foi derrotada por Renan na escolha interna da bancada como nome do partido para disputar a Presidência do Senado. Mas, em seu primeiro mandato, ela surpreendeu os colegas ao renunciar à disputa como candidata avulsa em favor de Davi Alcolumbre. A decisão da senadora, anunciada em plenário, foi apontada como determinante para a vitória do colega amapaense já em primeiro turno.
Os 42 votos conquistados por Alcolumbre (um a mais que o necessário para dispensar segundo turno) foram o ápice da derrota de Renan, que disparou críticas contra os novatos da Casa e trocou insultos, aos gritos, com Tasso Jereissati (PSDB-CE). Antes da desistência do senador veterano, que provocou uma explosão de festejo em plenário, estava em curso a disputa mais acirrada da história do Senado.
Veja como ficou a composição da Mesa:
Veja: 1º vice-presidente: Antonio Anastasia (PSDB-MG)
2º vice-presidente: Lasier Martins (Podemos-RS)
1º secretário: Sérgio Petecão (PSD-AC)
2º secretário: Eduardo Gomes (MDB-TO)
3º secretário: Flávio Bolsonaro (PSL-RJ)
4º secretário: Luis Carlos Heinze (PP-RS)
1º suplente: Marcos do Val (PPS-ES)
2º suplente: Weverton Rocha (PDT-MA)
3º suplente: Jaques Wagner (PT-BA)
4º suplente: Leila Barros (PSB-DF)
> Partidos concluem indicações de líderes no Senado. Veja quem são os escolhidos
> Com renovação histórica, Congresso assume com o desafio de superar velhas práticas
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
O novo PL Antifacção: o que Derrite mudou no texto após as críticas
Cidadão brasiliense