Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Delúbio Soares distribui revista para voltar ao PT

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Delúbio Soares distribui revista para voltar ao PT

Congresso em Foco

21/8/2009 6:23

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_36894" align="alignleft" width="300" caption="Delúbio faz o corpo a corpo para garantir votos necessários para retornar ao PT"]Delúbio faz o corpo a corpo para garantir votos necessários para retornar ao PT[/caption]

Eduardo Militão
Expulso do PT por participar do esquema conhecido com "mensalão", o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares distribuiu ontem aos parlamentares petistas uma revista com textos e mensagens de personalidades que defendem sua volta aos quadros da legenda do presidente Lula. A edição de "Companheiro Delúbio" teve 10 mil exemplares impressos por amigos do partido, segundo diz a publicação de 116 páginas em papel couché, com capa e contracapa coloridas.

Além de uma coletânea de textos e discursos, a revista possui uma galeria de fotos intitulada "Companheiros do Delúbio Soares", onde se destacam alguns dos 39 acusados, como o próprio ex-tesoureiro, no processo criminal em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF): o ex-ministro José Dirceu e os deputados José Genoino (PT-SP), Paulo Rocha (PT-PA) e João Paulo Cunha (PT-SP).

Há também o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o ex-ministro da Fazenda e hoje deputado Antônio Pallocci (SP), o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique, o ex-líder do PT na Câmara Luiz Sérgio (RJ).

Ontem, Delúbio circulou com as revistas em mãos pelos gabinetes da Câmara. Num deles foi recebido assim: "Meu tesoureiro!". Foi ao Senado também, onde conversou com Suplicy, que ficou de reencontrá-lo à noite.

Comissão de Ética

O PT expulsou Delúbio em outubro de 2005 depois que a Comissão de Ética do partido o considerou culpado pela movimentação financeira feita por meio de caixa dois. Em março deste ano, ele pediu para filiar-se novamente à legenda. Fez um discurso em maio, mas acabou retirando o pedido por não encontrar apoio no Diretório Nacional.

Agora, Delúbio faz o corpo a corpo para garantir os votos necessários para retornar ao PT. Colegas do partido dizem que sua intenção é sair candidato a deputado federal por Goiás, seu estado natal, no ano que vem.

O deputado Carlos Abicalil (PT-MT), listado como um dos "companheiros do Delúbio Soares", defende uma oportunidade para que o ex-tesoureiro tenha seu caso analisado.

"No momento, nós devemos ver as circunstâncias", disse o deputado. "Em ano eleitoral, tem que ver se ele é candidato ou não." Abicalil afirma que o partido deve dialogar com Delúbio.

Punição eterna

Suplicy diz que a responsabilidade do que se noticiou no mensalão não foi exclusiva de Delúbio, mas também do PT. "Eu sempre acho que as pessoas se transformam e se superam. A punição não precisa ser eterna", afirma o senador.

Ele disse que apoia a volta de Delúbio caso o partido tome a decisão firme de não mais fazer caixa dois e publicar todas as suas despesas e receitas em tempo real na internet. Para Suplicy, o próprio Delúbio poderia se comprometer com essas medidas.

O senador diz que iria questioná-lo se ele aceitaria voltar ao partido e participar das mudanças pela transparência nas finanças do PT.

A reportagem procurou Delúbio ontem, mas não conseguiu localizar seus contatos na Direção Nacional do partido. O advogado dele, Arnaldo Malheiros, não retornou os contatos do Congresso em Foco. O escritório não tinha permissão para fornecer os telefones do ex-petista.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EUA x Brasil

Bullying de Trump contra Brasil sai pela culatra, diz Washington Post

2

Câmara dos Deputados

Projeto quer dar a parlamentares acesso a informações sigilosas

3

JUDICIÁRIO

Bolsonaro pode ser preso se der entrevista ao vivo, diz Moraes

4

Convocação

Comissões da Câmara votam moções de apoio a Bolsonaro no recesso

5

MANDATO MANTIDO

Eduardo Bolsonaro nega renúncia e tenta intimidar servidores da PF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES