Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/1/2018 | Atualizado às 9:23
Após a Justiça do Distrito Federal determinar a apreensão do passaporte do ex-presidente Lula, proibindo o petista de sair do país a poucas horas de sua viagem para a Etiópia, a defesa do petista afirmou estar "estarrecida" com a decisão do juiz. O advogado Cristiano Zanin Martins emitiu nota, afirmando que o passaporte de Lula será entregue hoje (sexta, 26). (leia íntegra da nota mais abaixo).
<< Juiz manda apreender passaporte de Lula e o proíbe de sair do país
A retenção do passaporte de Lula foi determinada pela 10ª Vara Federal de Brasília, pelo juiz Ricardo Leite, atendendo pedido do Ministério Público Federal (MPF) em virtude de uma viagem que o ex-presidente viajaria hoje à Etiópia para participar de um evento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
A defesa contesta a decisão do juiz na nota divulgada ontem à noite, afirmando que Leite tomou decisão sobre um processo que não está sob sua jurisdição e fere o direito de ir e vir de Lula. Zanin diz ainda que o Tribunal Federal da 4ª Região (TRF-4) havia sido notificado da viagem de Lula e não impôs ao ex-presidente qualquer restrição. "Lula foi convidado pela União Africana a participar de um encontro com líderes mundiais para fazer um balanço de um encontro ocorrido há 5 anos para tratar do problema da fome na África. Já havia informado à Justiça seu retorno no dia 29/01", prossegue Zanin.
O PT também divulgou nota, afirmando que Leite "intrometeu-se de forma descabida" e cerceou o direito de ir e vir de Lula a poucas horas do embarque, provocando mais um constrangimento internacional para o nosso país".
"Risco concreto"
De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a Procuradoria da República no Distrito Federal afirma, no pedido de apreensão do passaporte, haver risco concreto de "possível fuga para países sem acordo de extradição com o Brasil ou que lhe poderiam conceder institutos jurídicos internacionais como o asilo político" e aos bens jurídicos protegidos no processo.
Os procuradores Anselmo Lopes e Hebert Mesquita dizem ainda que a execução provisória da pena de Lula, aumentada pelo TRF-4 para 12 anos e 1 mês em regime fechado, "pode ocorrer em questão de semanas".
Leia a íntegra da nota do advogado Cristiano Zanin: "Com grande estarrecimento recebemos a notícia de uma decisão proferida pelo juízo da 10ª. Vara Federal de Brasília que proibiu o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva de deixar o País e determinou a apreensão do seu passaporte.O juiz fundamentou a decisão em processo que não está sob sua jurisdição - a apelação relativa ao chamado caso do tríplex, que foi julgado ontem pelo Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4).
O TRF4 havia sido informado sobre a viagem e não opôs qualquer restrição.
O ex-Presidente Lula tem assegurado pela Constituição Federal o direito de ir e vir (CF, art. 5º, XV), o qual somente pode ser restringido na hipótese de decisão condenatória transitada em julgado, da qual não caiba qualquer recurso, o que não existe e acreditamos que não existirá porque ele não praticou qualquer crime.
O Brasil apresentou defesa perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU afirmando que não há qualquer restrição ao direito do ex-Presidente de viajar ao exterior. A decisão hoje proferida reforça as violações a garantias fundamentais do ex-Presidente, tal como exposto no comunicado feito em 28/07/2016 àquela instância internacional.
Lula foi convidado pela União Africana a participar de um encontro com líderes mundiais para fazer um balanço de um encontro ocorrido há 5 anos para tratar do problema da fome na África. Já havia informado à Justiça seu retorno no dia 29/01.
O passaporte do ex-Presidente Lula será entregue à Polícia Federal amanhã, sem prejuízo das medidas cabíveis para reparar essa indevida restrição ao seu direito de ir e vir.
Cristiano Zanin Martins"
<< Por unanimidade, Lula tem pena ampliada para 12 anos de prisão. Veja como foi julgamento << Condenado, Lula ainda enfrenta quase uma dezena de processos na JustiçaTemas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF