Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Defesa de Lula diz que ida de Moro a evento da Petrobras "compromete ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 28804, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":28804}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Defesa de Lula diz que ida de Moro a evento da Petrobras "compromete aparência de imparcialidade"

Congresso em Foco

8/12/2017 | Atualizado 9/12/2017 às 10:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

Sergio Moro_Federacao Unica dos Petroleiros" src="https://static.congressoemfoco.com.br/2017/12/Moro.jpg" alt="" width="580" height="326" />[fotografo]Federação Única dos Petroleiros[/fotografo]

Petroleiros protestam contra ida de Moro à Petrobras

 

A defesa do ex-presidente Lula se manifestou, na tarde desta sexta-feira (8), sobre a participação do juiz federal Sergio Moro em evento realizado na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins afirma que a presença do juiz responsável pela Operação Lava Jato em Curitiba no evento compromete imparcialidade e motiva suspeição do juiz. Moro e o também juiz federal, Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio, participaram do 4º Petrobras em Compliance na manhã de hoje.

<< Moro e Bretas criticam loteamento político em estatais em evento na Petrobras; sindicalistas protestam

O advogado Cristiano Zanin Martins afirma que "em nenhum lugar do mundo seria aceitável que o juiz da causa fosse visitar uma parte para dar conselhos jurídicos a ela" (leia a íntegra da nota mais abaixo). No evento, Moro afirmou que "a raiz dos crimes" de corrupção na empresa foi o loteamento político dos cargos executivos da empresa. "São importantes reformas gerais que diminuam incentivos e oportunidades à corrupção, e uma delas consiste na profissionalização das estatais. Chega de loteamento político de cargos nas estatais. Essa foi a raiz dos crimes e dos desvios na Petrobras", disse.

Para o juiz, a atuação de grupos políticos na empresa não era desconhecida. Ele defendeu ainda a criação de mecanismos internos para preservar a empresa do loteamento político e da má conduta de gestores. Moro sugeriu algumas medidas, como o acompanhamento patrimonial dos gestores para além das declarações de renda e bens. Além disso, sugeriu que a Petrobras pense em "incentivos à atuação" de funcionários que denunciem irregularidades.

Ainda de acordo com a nota da defesa de Lula, o discurso de Moro na sede da Petrobras "por si só compromete a aparência de imparcialidade e pode motivar o reconhecimento da sua suspeição". Além da manifestação dos advogados do petista, mais cedo um protesto organizado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) mostrou que o magistrado-símbolo da Lava Jato não é unanimidade (foto).

Leia a íntegra da nota divulgada pela defesa de Lula:

"Em relação à participação do juiz Sergio Moro do evento da Petrobras no Rio de Janeiro a defesa do ex-presidente Lula esclarece que:

"Em nenhum lugar do mundo seria aceitável que o juiz da causa fosse visitar uma parte para dar conselhos jurídicos a ela.

A Petrobras se habilitou como parte interessada nas ações penais que tramitam na Justiça de Curitiba. Algumas dessas ações estão pendentes de julgamento, inclusive envolvendo o ex-presidente Lula.

O discurso feito hoje pelo juiz Sergio Moro na sede da Petrobras por si só compromete a aparência de imparcialidade e pode motivar o reconhecimento da sua suspeição."

CRISTIANO ZANIN MARTINS"

 

<< Moro desbloqueia recursos de aposentadoria de Lula

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures petrobras Lula operação lava-jato Lava-Jato Sérgio Moro petrolão Cristiano Zanin Martins crise brasileira Marcelo Bretas

Temas

Reportagem Corrupção Justiça

LEIA MAIS

ENERGIA

Presidente Lula assina MP da reforma do setor elétrico

Justiça

Prerrogativas pede à PGR apuração contra Moro, Dallagnol e Hardt

Cultura

Janja recebe de Lula a maior condecoração da cultura

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REVIRAVOLTA NO SENADO

CCJ aprova fim da reeleição com redução do mandato de senador

2

APOSTAS ONLINE

Saiba quem é o padre Patrick Fernandes, que depõe na CPI das Bets

3

DÍVIDA PÚBLICA

Forças Armadas rejeitam uso de superávits militares para abater dívida

4

SENADO

PEC da reeleição: entenda a reviravolta que reduziu mandato de senador

5

PLENÁRIO DA CÂMARA

Câmara aprova novas carreiras e reajustes para servidores federais

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES