Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Maioria dos brasileiros teve reajuste salarial abaixo da inflação

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Maioria dos brasileiros teve reajuste salarial abaixo da inflação

As negociações realizadas pelas categorias do Sul e Sudeste seguem com resultados melhores do que os observados nas demais regiões, em 2022.

Congresso em Foco

22/8/2022 10:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mesmo com nível de escolaridade maior que o dos homens, mulheres ganham em média menos para exercer as mesmas funções. Foto: Agência Brasil

Mesmo com nível de escolaridade maior que o dos homens, mulheres ganham em média menos para exercer as mesmas funções. Foto: Agência Brasil
Dos reajustes salariais registrados em julho deste ano, 47,3% tiveram ganhos abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses e medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). O cálculo é do Dieese que indicou, ainda, que em 20,8% dos casos, o índice foi igual ao da inflação. Somente 31,8% dos brasileiros que tiveram aumento salarial no período estudado observaram ganhos acima da inflação. Em relação à variação real média dos reajustes salariais de julho, isto é, a média simples das variações reais de cada reajuste na data-base, o saldo foi negativo. De acordo com o Dieese, essa média foi de -1,10%. Quando levado em conta somente os reajustes abaixo da inflação, o percentual é ainda menor, -2,57%. Já nos casos em que houve ganhos acima do INPC, a variação de julho foi de 0,39%. O documento também mediu o percentual de reajuste necessário para "zerar a inflação", que seria de 10,12%. O comércio foi o setor que teve o maior percentual de reajustes iguais ou acima da inflação (69,6%). Em segundo lugar aparece a indústria (65%). Já no setor de serviços a situação se inverte e mais da metade dos aumentos concedidos ficou abaixo da inflação (53,6%). No quadro regional, as negociações realizadas pelas categorias do Sul e Sudeste seguem com resultados melhores do que os observados nas demais regiões, em 2022. No Sul, em especial, 74,6% dos reajustes foram em valores iguais ou superiores à inflação. No polo oposto, o Centro-Oeste apresenta, até o momento, reajustes iguais e acima do INPC em apenas 32% dos casos.

Acumulado de 2022

A análise dos resultados das negociações de 2022, até o momento, mostra que 20,7% dos reajustes negociados ficaram acima da variação do INPC, 35,4% tiveram valores iguais a esse índice e 43,9% não repuseram nem a inflação. A variação real média de todos os reajustes no ano é de -0,84%. Considerando apenas as negociações com aumento real (reajustes acima do INPC), a variação real média foi de 0,59%. Já analisando somente as negociações com reajustes abaixo da inflação, a variação real média foi de -2,19%.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

economia inflação reajuste salarial Dieese IPCA

Temas

País Notícia

LEIA MAIS

Fórum dos Brics

Brics seguirá com crescimento em ritmo superior, afirma Lula

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Entrevista exclusiva

Hugo Motta nega ruptura e diz que Congresso tem ajudado o governo

2

JUSTIÇA

Moraes suspende decretos e chama governo e Congresso para debater IOF

3

POLÊMICA NO CONGRESSO

Relator quer STF como mediador e limitar ações de partidos no tribunal

4

MEDIDA PROVISÓRIA

Comissão mista vota reajuste de 9% para Forças Armadas em duas etapas

5

Governo

Lula indica candidatura em 2026 e nega crise com Congresso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES