Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Jean Paul Prates
8/1/2021 | Atualizado 10/10/2021 às 17:02
A troça com as liberdades civis, com os direitos individuais e coletivos, com o respeito à diversidade, com a garantia da vida e das condições mínimas a uma vida digna - casa, comida, educação, saúde - levaram Nações a eleger irresponsáveis ou perversos para cargos de liderança. Os resultados do escárnio nós, brasileiros, estamos sentindo na pele.
O achincalhe à democracia, no Brasil, não começou com a eleição de Bolsonaro. A destruição começou exatamente como vemos hoje nos Estados Unidos, quando o grupo derrotado nas urnas desfechou a cruzada contra a governabilidade da presidenta legitimamente eleita.
Dessa primeira "relativização" das regras do jogo, estava dado o caminho para o impeachment sem crime de responsabilidade, para os atropelos à Constituição da Lava Jato, para o solapamento diuturno dos direitos conquistados por nosso povo em décadas de luta. O cerco físico e moral a instituições como o Congresso Nacional e o STF por neofascistas foi só mais um passo dessa marcha.
Democracia é muito mais do que uma eleição. Democracia é, fundamentalmente, protagonismo das forças vivas da sociedade - e esse conceito não abarca robôs de internet ou claques teleguiadas como os invasores do Capitólio ou os "banhistas" da Praia Grande.
Que o susto planetário da última quarta-feira sirva como alerta a todos que têm contemporizado com a sandice política fabricada por marqueteiros e pretensos líderes irresponsáveis.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].
> Leia mais textos do autor.

Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
O novo PL Antifacção: o que Derrite mudou no texto após as críticas
Cidadão brasiliense