Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/8/2009 14:11
Rodolfo Torres
O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), acaba de publicar em seu perfil no Twitter que a bancada do partido decidiu pelo afastamento imediato do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
"A bancada do DEM decidiu agora, por unanimidade, pelo afastamento do presidente Sarney", escreveu Agripino. No mês passado, o partido decidiu apoiar o afastamento de Sarney até que as denúncias contra ele fossem investigadas.
O partido oposicionista teve uma posição mais branda do que o PSDB, que chegou a representar três vezes contra Sarney no Conselho de Ética. O Democratas apoiará os 11 pedidos de investigação contra o peemedebista, mas não apresentará mais nenhuma representação contra o presidente da Casa.
A assessoria de Agripino afirmou ao Congresso em Foco que o partido já conta com número suficiente de assinaturas para recorrer de um eventual arquivamento das representações contra Sarney no Conselho de Ética. O colegiado se reunirá amanhã para tratar do assunto.
Unindo forças
Reunidos no gabinete do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), senadores que defendem o afastamento de Sarney decidiram no início da tarde que vão elevar o tom contra a tropa de choque do presidente da Casa.
O grupo avaliou os efeitos da agressiva sessão dessa segunda-feira (3), na qual o senador Pedro Simon (PMDB-RS), crítico declarado de Sarney, foi atacado pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e pelo senador Fernando Collor (PTB-AL). Os parlamentares alagoanos defendem a permanência de Sarney.
Por sua vez, o presidente do Senado deve fazer um pronunciamento nesta tarde reforçando a sua posição de permanecer no comando do Legislativo brasileiro.
Enquanto isso, o senador Jarbas Vasconcelos (PE), outro dissidente do PMDB, voltou a defender nesta terça-feira (4) a saída de Sarney da presidência do Senado. De acordo com o parlamentar pernambucano, "é preciso parar as votações" na Casa até que José Sarney deixe a presidência.
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro