Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula: o básico povo já conquistou, mas falta dar salto

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula: o básico povo já conquistou, mas falta dar salto

Congresso em Foco

24/12/2007 | Atualizado às 7:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em seu programa semanal de rádio, o Café com o Presidente, o presidente Lula exaltou hoje (24) os números favoráveis da economia e disse que todas as condições estão dadas para que 2008 seja um ano “infinitamente melhor que 2007”. “Tem muita coisa que precisa ser feita ainda, mas o básico o povo já conquistou, agora é dar o salto de qualidade”, afirmou.

Citando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, Lula disse que o país vive um “momento extraordinário” e que ele se sente feliz ao ver os pobres indo mais às compras nas vésperas deste Natal.

“Foram quase 2 milhões de empregos criados com carteira assinada até 30 de novembro. É uma coisa excepcional”, declarou. “Significa que essas pessoas estão tendo uma ascensão na sua vida social, as pessoas estão fazendo parte do mercado, as pessoas estão virando consumidores, o que é uma coisa extremamente importante”, acrescentou.

De acordo com o presidente, o brasileiro começará a sentir no próximo ano os efeitos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos de R$ 504 bilhões, com o aumento na geração de emprego e renda.

“Mas, ao mesmo tempo, gostaria que o Brasil estivesse melhor. Então, vou continuar trabalhando de forma, eu diria, muito vigorosa para que o Brasil possa melhorar muito em 2008”, afirmou. “O Brasil está preparado para um grande ciclo de crescimento sustentável”, completou.

Lula disse ainda que passará o Natal na casa presidencial, na Granja do Torto, em Brasília, e que trabalhará hoje (24) e no próximo dia (31).

Veja a íntegra do Café com o Presidente:

"Apresentador: Presidente, amanhã é Natal, um momento de confraternização. Vamos aproveitar esse programa para falar um pouquinho de como foi o ano e mandar uma mensagem para os ouvintes do Café com o Presidente?
Presidente: Luiz, eu acredito que pelo fato de ser Natal amanhã, e o povo brasileiro está se preparando para essa festa, que é a data magna para o ser humano, sobretudo para os cristãos, para dizer que eu termino o ano muito alegre, muito feliz e muito otimista com o futuro do Brasil. Eu estive do outro lado durante muito tempo e durante muito tempo eu analisei a economia brasileira, analisei os ganhos dos salários dos trabalhadores, fui dirigente sindical e eu penso que nós estamos vivendo um momento excepcional do Brasil. Eu vou dizer algumas coisas, Luiz,  para os nossos ouvintes. O emprego criado no ano de 2007 é o maior da série histórica do Caged [o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados], ou seja, foram quase 2 milhões de empregos criados com carteira assinada até o mês de novembro, até dia 30 de novembro. É uma coisa excepcional. Segunda coisa importante, Luiz, é o ganho da massa salarial, ou seja, os trabalhadores estão fazendo acordos salariais acima da inflação, o que é uma coisa extraordinária. A terceira coisa extraordinária é que as empresas estão aumentando a sua capacidade produtiva, a capacidade da indústria brasileira está sendo ocupada quase que na sua totalidade, o Brasil está preparado para um grande ciclo de crescimento sustentável. Agora, eu tenho essa alegria, mas, ao mesmo tempo, eu gostaria que o Brasil estivesse melhor. Então, eu vou continuar trabalhando de forma, eu diria, muito vigorosa para que o Brasil possa melhorar muito em 2008.

Apresentador: Presidente, o jornal Correio Braziliense desse domingo [23] disse que o Brasil está pronto para o espetáculo da economia. O senhor pode afirmar que 2008, com certeza, vai ser melhor que 2007 por conta desses dados que o senhor apresentou?
Presidente:
Eu posso. Eu posso afirmar e tudo está preparado para o Brasil ser melhor. Veja, Luiz, quando nós lançamos o PAC [o Programa de Aceleração do Crescimento], dia 22 de janeiro de 2007, nós tínhamos consciência de que era preciso, ao lançar o PAC, estruturar o PAC, ou seja, você criar um grupo gestor, começar a discutir com prefeituras, começar a discutir com o governo do estado, começar a discutir com as empresas públicas. Afinal de contas, são R$ 504 bilhões que quase tudo isso começa a desovar, a gerar empregos e a gerar renda no próximo ano. Por isso que eu estou muito otimista. Estou otimista pelos investimentos das empresas. Os empresários brasileiros estão investindo como poucas vezes investiram. A indústria automobilística e a indústria da construção civil crescem de forma extraordinária. Então, eu só posso, nessa véspera de Natal, dizer ao povo brasileiro que eu trabalho com a certeza de que 2008 será infinitamente melhor do que 2007.

Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Presidente, o senhor dizia que viu na televisão imagens de muitas pessoas fazendo compras de Natal em centros populares em São Paulo, na 25 de Março, no Rio, a Saara, por exemplo, e nos shoppings também. Essas imagens deixam o senhor animado?
Presidente:
Olha, mais animado eu fico quando vejo uma manchete de jornal dizendo que 20 milhões de brasileiros saíram da classe E e D para a classe C. Ou seja, significa o quê? Quem está indo no shopping, quem está indo em um lugar que se vende muito, percebe que o povo pobre está comprando, o povo pobre está indo às compras. Significa o quê? Significa que essas pessoas estão tendo uma ascensão na sua vida social, as pessoas estão fazendo parte do mercado, as pessoas estão virando consumidores, o que é uma coisa extremamente importante. Por isso, Luiz, eu estou muito feliz nesse Natal de 2007. Feliz porque acho que o povo brasileiro merecia viver o momento que está vivendo.

Apresentador: E como é que vai ser o Natal do Presidente da República?

Presidente: O meu Natal vai ser aqui em casa, ou seja, vou ficar aqui no Torto, com os meus filhos, e estou trabalhando hoje, vou trabalhar hoje, vou trabalhar no dia 31. Penso que o meu Natal será um Natal bom, será um Natal feliz porque tudo que eu quero na vida, eu passei dia 22 com os catadores de papel e os moradores de rua de São Paulo e a gente percebe que aquelas pessoas conquistaram a cidadania, aquelas pessoas se organizaram. Eles não sentem mais vergonha de serem catadores de papéis, ou seja, eles sentem aquilo uma profissão, eles vivem daquilo, cuidam dos filhos com o dinheiro que eles ganham. Então, é o orgulho maior que eu posso ter. É o orgulho de um presidente da República que vê que o povo está vivendo mais feliz. O povo sabe que ainda precisa muito, nós não podemos também achar que tudo está maravilhoso. Tem muita coisa que precisa ser feita ainda, mas o básico o povo já conquistou, agora é dar o salto de qualidade.

Apresentador: Ok, obrigado, presidente e até semana que vem.
Presidente:
Obrigado a você, Luiz, feliz Natal para você. Feliz Natal para os nossos ouvintes e feliz Natal para o povo brasileiro e até o ano novo.

Apresentador: Ok, obrigado presidente. A você, em todo o Brasil, um feliz Natal e até a próxima semana com mais uma edição do Café com o Presidente."

 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

CONGRESSO

Virgínia Fonseca depõe na CPI das Bets, no Senado

2

VÍDEO

Girão e Virgínia batem boca na CPI das bets ao falar de Felipe Luiz

3

RELAÇÕES BILATERAIS

Lula encerra visita à China com 36 acordos; veja a lista

4

GASTOS PÚBLICOS

Por que a Câmara quer mais deputados? E como se define esse número?

5

ESPORTE

Ednaldo abre espaço a empresas de familiares em novo estatuto da CBF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES