Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/12/2007 9:45
Morreu no início desta manhã (23), aos 83 anos, o cardeal dom Aloísio Lorscheider. Arcebispo emérito de Aparecida do Norte (SP), ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Francisco de Assis, em Porto Alegre, desde o último dia 12 por causa de uma convulsão cardíaca.
O corpo do cardeal será velado na Catedral de Porto Alegre e o sepultamento será no Convento de Daltro Filho, localizado a 130 km da capital gaúcha. O dia e o horário do sepultamento ainda não foram divulgados.
Considerado progressista dentro da Igreja Católica, o frade franciscano participou da direção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a partir de 1968, como secretário-geral, e como presidente da entidade entre 1971 e 1978. Nesse período, destacou-se no combate à ditadura e na luta pela redemocratização do país.
Em 1976, presidiu a Cáritas Internacional. Naquele mesmo ano, tornou-se cardeal. Nessa condição, dom Aloísio participou dos conclaves que elegeram os papas João Paulo I e João Paulo II, ambos em 1978. Na primeira eleição, chegou a receber um voto dos colegas.
Em março de 1994, quando era arcebispo de Fortaleza, dom Aloísio foi mantido como refém por 18 horas ao fazer uma visita ao Instituto Penal Paulo Salasate, na capital cearense. Natural de Estrela (RS), ordenou-se sacerdote em 1948. Foi bispo de Santo Ângelo (RS) e arcebispo de Fortaleza e Aparecida do Norte. (Edson Sardinha)
Temas
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Acompanhe a votação de recurso de Glauber Braga na CCJ da Câmara
VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
Deputada acusa ex-marido de violência doméstica; veja o relato