Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Idealizador da Ficha Limpa, Márlon Reis lança pré-candidatura ao ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Idealizador da Ficha Limpa, Márlon Reis lança pré-candidatura ao governo de Tocantins

Congresso em Foco

29/3/2018 18:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[fotografo]Reprodução Agência Brasil[/fotografo]

Márlon Reis tem se posicionado como um nome que representa mudança na política

  O ex-juiz eleitoral Márlon Reis, mentor da Lei da Ficha Limpa, será pré-candidato ao governo do Tocantins pela Rede Sustentabilidade. O evento de oficialização de sua pré-candidatura será realizado neste sábado (31), em Palmas (TO), sob os olhares da pré-candidata à Presidência da República pela legenda, Marina Silva.
<< TSE cassa mandato de governador do Tocantins por caixa dois nas eleições de 2014
Sua principal adversária ao governo do estado, caso se confirme, deverá ser a senadora Kátia Abreu (sem partido-TO). Desde o início do ano, a congressista tem falado publicamente sobre suas pretensões de concorrer ao cargo. Sem filiação partidária desde novembro do ano passado, após ser expulsa do MDB por criticar o governo do presidente Michel Temer, a parlamentar deve anunciar na próxima semana o seu ingresso em uma nova legenda. Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice-governadora Cláudia Lelis (PV) por caixa dois durante a campanha de 2014. Nos últimos sete anos, o estado do Tocantins teve oito governadores. Uma sucessão de cassações e mandatos interrompidos pela Lei da Ficha Limpa. Márlon Reis tem se posicionado como um nome que representa mudança na política regional e nacional. Além do combate à corrupção, defende uma gestão transparente, participativa e inovadora. A Lei da Ficha Limpa foi criada a partir de um projeto de lei de iniciativa popular idealizado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e reuniu 1,6 milhão de assinaturas. A proposta enfrentou a resistência inicial do Congresso, mas acabou aprovada sob forte pressão popular em maio de 2010, de forma unânime. Sancionada pelo ex-presidente Lula, enquanto presidente, a lei torna inelegível por oito anos o candidato que tiver o seu mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado.
<< Idealizador da Ficha Limpa vê Lula inelegível e rebate críticas à lei
Críticos da lei alegam que a norma fere a soberania do eleitor de escolher seus candidatos e atenta contra o princípio da presunção da inocência, já que o candidato fica inelegível sem a Justiça ter concluído seu processo. Desde sua implantação, magistrados têm divergido sobre a forma de aplicação da lei, o que deixa incerto o cenário em relação a Lula. Idealizador da Ficha Limpa, o ex-juiz eleitoral Márlon Reis defende a aplicação da lei a quem for, inclusive o ex-presidente Lula. "Se há alguma crença de injustiça no caso dele, ela deve ser dirigida à Justiça Criminal, não à Lei da Ficha Limpa, que não tem nada a ver com isso. A Lei da Ficha Limpa é abstrata, não foi pensada para atingir ninguém em particular. Ela precisa ser defendida com afinco, porque chama atenção para a necessidade de mudança de comportamento na política", disse ao Congresso em Foco. Natural de Pedro Afonso (TO), Márlon Jacinto Reis é jurista, advogado e ex-magistrado brasileiro, além de idealizador da Lei da Ficha Limpa. Ganhou notoriedade como juiz de direito, cargo que ocupou até abril de 2016, e pelo combate à corrupção no Brasil. Ele idealizou e fundou, juntamente com lideranças sociais, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
<< Lula e Dilma se enforcam em leis que criaram
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures Marlon Reis rede sustentabilidade eleições 2018 jurista crise brasileira pré-candidato Governo de Tocantins

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

SOBERANIA

Faculdade de Direito da USP sedia ato em defesa da soberania nacional

ALIANÇA EM CRISE

Eduardo Bolsonaro retoma ofensiva contra Tarcísio nas redes sociais

FOGO AMIGO

Eduardo Bolsonaro rebate Zema após crítica à articulação nos EUA

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

VOTAÇÃO POPULAR

Votação do Prêmio Congresso em Foco 2025 ultrapassa 1 milhão de votos

2

Votação popular

Prêmio Congresso em Foco recebe 400 mil votos em um único dia

3

SAÚDE PÚBLICA

Fibromialgia passa a ser reconhecida em lei como deficiência

4

AMEAÇA?

Eduardo sugere que Hugo e Davi podem sofrer sanções dos EUA

5

TENTATIVA DE GOLPE

Marcos do Val contraria o STF, deixa o país e ataca Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES