Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PSB sai em defesa de Lula: "Tribunal político mais adequado é o voto ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 33906, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":33906}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PSB sai em defesa de Lula: "Tribunal político mais adequado é o voto popular"

Congresso em Foco

23/1/2018 15:15

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_179436" align="aligncenter" width="425" caption="Carlos Siqueira, presidente do PSB, articulou o desembarque do partido do governo Temer"][fotografo]PSB[/fotografo][/caption]  Em nota divulgada nesta terça-feira (23), o comando do PSB declarou apoio ao ex-presidente Lula no julgamento de seu recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nesta quarta (24). O partido critica a velocidade com que tramitou o processo de Lula na segunda instância, considerada atípica pela sigla. "Quanto a esse aspecto, notamos que a rapidez da Justiça é um direito que assiste a toda a população, mas superar, no caso específico, a morosidade habitual, terminou por criar um fato político", sustenta o texto (leia a íntegra abaixo). O segundo ponto defendido pelo PSB é que o "tribunal político mais adequado em uma democracia é o voto popular, em eleições livres". "Avaliação essa que é comum, no presente caso, à maioria das forças políticas responsáveis, independentemente de seu espectro ideológico", afirma o partido. Para a direção da legenda, a liberação da candidatura de Lula à Presidência é "condição necessária" para que o país supere a crise política que se arrasta há mais de três anos. O PSB é presidido por Carlos Siqueira e tem entre os seus principais líderes Roberto Amaral, ex-ministro da Ciência e Tecnologia de Lula. Os dois foram fundamentais para o desembarque do partido do governo Michel Temer. Alguns integrantes do PSB continuaram a votar com o governo, mesmo após o rompimento, mas acabaram saindo no fim do ano passado para legendas da base aliada do presidente.
<< "Dois a um pela condenação de Lula seria uma vitória", diz Gilberto Carvalho
Após a morte de seu presidenciável, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, o partido lançou a candidatura de Marina Silva à Presidência em 2014. No segundo governo Dilma, manteve-se entre a oposição e a independência e rachou  na gestão Temer. Prevaleceu dessa vez, porém, a ala oposicionista. A capital gaúcha será palco de manifestações favoráveis e contrárias ao ex-presidente. Do lado dele, estão o PT e aliados, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a Via Campesina, entre outros. Contra Lula, o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem pra Rua, entre outros. Os dois últimos grupos se destacaram nos protestos pró-impeachment de Dilma.
<< Lula será candidato mesmo condenado, diz líder do PT na Câmara Veja a íntegra da nota do PSB:
"Nota a propósito do julgamento do ex-presidente Lula O Partido Socialista Brasileiro - PSB, como todas as demais forças políticas instituídas do País, vem sendo chamado a se manifestar sobre o julgamento do ex-presidente Lula, que ocorrerá no próximo dia 24/01. Nesse contexto, há dois elementos que merecem destaque. Em primeiro lugar, verifica-se certa atipicidade na velocidade com que tramitou o processo em segunda instância. Quanto a esse aspecto, notamos que a rapidez da Justiça é um direito que assiste a toda a população, mas superar, no caso específico, a morosidade habitual, terminou por criar um fato político. Em segundo lugar, considera-se que o tribunal político mais adequado em uma democracia é o voto popular, em eleições livres - avaliação essa que é comum, no presente caso, à maioria das forças políticas responsáveis, independentemente de seu espectro ideológico. Cabe observar, ainda, que uma solução política, por meio das urnas, que se viabilize respeitando de modo estrito a legalidade, é condição necessária para que o País supere a crise política que vivencia há pelo menos três anos. Brasília-DF, 23 de janeiro de 2018"
<< Juiz Sergio Moro condena ex-presidente Lula a 9 anos e 6 meses de prisão
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures Lula corrupção Eduardo Campos PSB Roberto Amaral Carlos Siqueira Marina julgamento de lula

Temas

Reportagem Justiça

LEIA MAIS

Fraude no INSS

Jorge Messias diz que calendário de devolução do INSS será apresentado

CONGRESSO

Governo erra ao buscar embate com o Congresso, diz Ciro Nogueira

CRISE ENTRE PODERES

Constitucionalistas apontam validade da derrubada do IOF por Congresso

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Prêmio Congresso em Foco

Veja quem lidera a primeira parcial do Prêmio Congresso em Foco 2025

2

PREVIDÊNCIA

Lei que dispensa perícia para doentes sem cura entra em vigor

3

CRISE ENTRE PODERES

Constitucionalistas apontam validade da derrubada do IOF por Congresso

4

PEC

Deputado quer garantir liberdade de expressão como direito absoluto

5

Senado

Pedro Chaves assume vaga de senador no lugar de Vanderlan Cardoso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES

[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER_VAST", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "context": "{\"positioncode\":\"VAST_Leitura_Noticias\"}" }