Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Renan e CPMF, os mais prestigiados

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Renan e CPMF, os mais prestigiados

Congresso em Foco

19/12/2007 | Atualizado 20/12/2007 às 5:54

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
 
Não foi só o destino do ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) que conseguiu atrair a atenção da totalidade dos senadores. É verdade que apenas as duas sessões que poderiam cassar o mandato do alagoano garantiram a presença de 100% dos parlamentares no plenário.
 
Mas a eleição do sucessor de Renan, Garibaldi Alves (PMDB-RN), e a polêmica proposta que prorrogava a cobrança da CPMF também tiveram quorum elevado – 80 dos 81 senadores registraram presença nas duas sessões, realizadas no último dia 12.
 
O único ausente foi o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que deixou Brasília às pressas, naquela tarde, para representar o Senado no velório do governador de Roraima, Ottomar Pinto (PSDB). A ausência do petebista em nada prejudicou o governo. Apesar de ser de um partido da base aliada, Mozarildo já havia declarado voto contra a renovação da CPMF.
 
Outro assunto que mobilizou os senadores foi a criação da Secretaria de Portos da Presidência da República. O órgão foi criado pelo presidente Lula para abrigar Pedro Brito, aliado do PSB, e manter o Ministério dos Transportes nas mãos do PR, hoje comandado pelo senador licenciado Alfredo Nascimento (AM).
 
Na sessão de 22 de agosto, 79 senadores marcaram presença em plenário para aprovar a Medida Provisória 369/07. Houve 32 votos a favor e 23 contra. No mesmo dia, os parlamentares aprovaram, em votação simbólica, a MP 372, para renegociar dívidas dos produtores rurais.
 
Feriadão
 
As três sessões menos prestigiadas tiveram em comum a proximidade com feriados. Um deles, diga-se de passagem, apenas local. No dia 30 de novembro, Dia do Evangélico, feriado em Brasília, 26 senadores compareceram a uma sessão convocada, em plena sexta-feira, apenas para contar prazo para a votação do primeiro turno da CPMF. O presidente interino da Casa, Tião Viana (PT-AC), não escapou das críticas ao fazer uma sessão relâmpago naquele dia.
 
O baixo quorum também foi a marca da sessão de 11 de outubro, quinta-feira, véspera do feriado de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil. Havia 47 itens na pauta. Mas apenas 40 senadores estavam presentes. Não houve nenhuma deliberação. O mesmo ocorreu na sessão de 3 de maio, quinta-feira de uma semana intercalada pelo feriado do Dia do Trabalho. Naquele dia, 42 senadores registraram presença.
 
Sessões mais prestigiadas
Dia....... Presença.. Faltas.. %......... Assunto
12-set... 81.............. 0......... 0,00%.. Caso Renan (1ª representação)
4-dez.... 81.............. 0......... 0,00%.. Caso Renan (2ª representação)
12-dez... 80.............. 1......... 1,23%.. Derrubada da CPMF
22-ago... 79.............. 2......... 2,47%.. MP da Secretaria de Portos
21-mar.. 79.............. 2......... 2,47%.. Sem deliberações
 
Sessões menos prestigiadas
Dia....... Presença.. Faltas.. %.......... Assunto
30-nov... 26.............. 55........ 67,90%.. .Contagem de prazo para CPMF
11-out... 40.............. 41........ 50,62%.. .Sem deliberações
3-mai.... 42.............. 39........ 48,15%.. .Sem deliberações
 
Fonte: Congresso em Foco, com base nos Diários do Senado entre 6 de fevereiro e 4 de dezembro, além da sessão de 12 de dezembro de 2007
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

LEIA MAIS

Senado aprova prorrogação da DRU

Presidencialismo de malabarismo

Garibaldi Alves diz que colocará DRU em votação hoje

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES