Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Romário volta à tribuna do Senado após cirurgia e defende combate à ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Romário volta à tribuna do Senado após cirurgia e defende combate à diabetes

Congresso em Foco

15/2/2017 | Atualizado às 17:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

[caption id="attachment_283243" align="aligncenter" width="585" caption=""Defendo que o Sistema Único de Saúde, o SUS, disponibilize essa cirurgia de forma gratuita a todos os brasileiros", disse Romário"]Romário-volta-a-tribuna-do-senado-apos-cirurgia-e-defende-combate-a-diabetes/attachment/Romário-22/">Romário-22" src="https://static.congressoemfoco.com.br/2017/02/Romário-22.jpg" alt="Waldemir Barreto/Agência Senado" width="585" height="293" />[/caption]   O senador Romário (PSB-RJ) voltou à tribuna do Senado Federal depois da polêmica cirurgia que fez o ex-jogador perder mais de 10 quilos. O procedimento, chamado gastrectomia vertical com interposição ileal, foi a saída encontrada pelos médicos de Romário para conter o diabetes do parlamentar. Segundo o relato, a taxa de glicemia dele, que chegou a 400, hoje está em 90. Em seu discurso, de pouco mais de cinco minutos, Romário saiu em defesa do procedimento cirúrgico a que foi submetido e se comprometeu a lutar pelos diabéticos no parlamento brasileiro. "Não sou profissional da Medicina e só posso falar por mim mesmo, mas os resultados que alcancei me transformaram em porta-voz dessa causa", disse. "Defendo que o Sistema Único de Saúde, o SUS, disponibilize essa cirurgia de forma gratuita a todos os brasileiros", completou.
Para Romário, o fato de a cirurgia ser considerada experimental atrapalha no tratamento da diabetes e beneficia apenas as seguradoras e planos de saúde - que não são obrigadas a pagar pelo procedimento. "Vale lembrar que o transplante de fígado foi, por quase vinte anos, considerado experimental, gerando as mesmas dificuldades para quem precisava da cirurgia", ressaltou.
"Minha história [com a diabetes] tem um resultado feliz, mas que, infelizmente, não está disponível a todos", protestou o ex-jogador. "Sei que muita coisa entra em jogo quando falamos em curar pessoas, que vão parar de tomar remédios caros. Não deveria ser assim, mas existem interesses econômicos envolvidos", indicou.
O parlamentar apresentou um estudo recente da Organização Mundial de Saúde que apontou que mais de 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes, o que equivale a 8,1% da população. Segundo Romário, a doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil e responde por 70% dos casos de amputação. "O Brasil é hoje o quarto país com mais casos de diabetes no mundo", lembrou.
"Estamos falando de uma gravíssima questão de saúde pública", alertou Romário. "Apenas em 2015, o Sistema Único de Saúde gastou R$ 92 milhões com internações causadas pelo diabetes", concluiu. Assista ao discurso de Romário:   Mais sobre saúde
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Saúde Senado romário PSB plenário diabetes

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Nos últimos cinco anos, 355 ações na Justiça tentaram censurar conteúdo jornalístico

Integrantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários são presos no DF

Cabral não come comida da prisão, recebe jornal e fica solto, diz ex-detento de Bangu 8

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

BENEFÍCIOS PARA PROFESSOR

Carteira Nacional Docente dá descontos a professor; veja como fazer

2

ECONOMIA

Imbróglio na LDO pode atrasar orçamento de 2026; entenda o impacto

3

JORNADA DE TRABALHO

Congresso retoma discussão sobre redução da jornada de trabalho

4

DINHEIRO PÚBLICO

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

5

ELEIÇÕES 2026

Ciro no PSDB e Cid no PSB: irmãos Gomes consolidam ruptura política

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES